Preparatório PAES/UEMA e ENEM 2025 iniciou nesta semana

As aulas, pela internet, do Preparatório PAES/UEMA ENEM 2025 iniciaram, nesta semana. Estão sendo transmitidas, ao vivo, pela Plataforma Gonçalves Dias, da Secretaria de Estado da Saúde (Seduc).

As aulas são de segunda a sexta-feira, sempre a partir às 19h. A Plataforma Gonçalves Dias pode ser acessada, com este nome, pelo YouTube.

O treinamento prepara candidatos para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e do Processo Seletivo de Acesso à Educação Superior da Universidade Estadual do Maranhão (PAES), da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA).

Preparatório PAES/UEMA

É o maior curso intensivo gratuito do estado, o Preparatório PAES/UEMA deste ano ampliou em 30% a carga horária e está implementando novas ferramentas pedagógicas.

No ano passado, o projeto alcançou números impressionantes. Foram 19.393 horas de aulas ministradas, atingindo mais de 200 milhões de estudantes em todo o estado. O canal oficial no YouTube registrou 70.800 inscritos e acumulou mais de 1 milhão de visualizações.

A grande novidade da edição deste ano é o sistema de simulados inteligentes, que promete revolucionar a forma como os alunos se preparam. Uma nova plataforma de avaliação desenvolvida para gerar relatórios personalizados. “Por meio dessa nova ferramenta, cada estudante receberá um diagnóstico preciso de seu desempenho, com indicações claras sobre quais conteúdos precisam de reforço. É como um raio-X do conhecimento”, explica o superintendente de Informação e Avaliação do Desempenho Educacional, Pedro Alcântara.

Além dos simulados, o preparatório mantém sua estrutura consagrada de aulas diárias transmitidas ao vivo, material didático exclusivo acessível via QR Code e um banco com mais de 5.000 questões comentadas de edições anteriores do Preparatório PAES/UEMA.

Todas as provas seguem o sistema TRI (Teoria de Resposta ao Item), o mesmo utilizado no Enem.

Para participar do preparatório basta o estudante acessar o canal “Plataforma Gonçalves Dias” no YouTube, inscrever-se e ativar as notificações. O primeiro simulado está marcado para 15 de setembro, com 180 questões no formato ENEM. A Seduc estima que mais de 15 mil estudantes maranhenses participem desta nova edição, que seguirá até a véspera das provas oficiais.

 

Timbira Tech

No sábado (16), a educadora Claudia Sotero, conhecida como Cacau Sotero, é a entrevistada no programa Timbira Tech, da Timbira FM.

Ela vai falar sobre o Preparatório PAES/UEMA ENEM. O Timbira Tech inicia às 10h

Cacau Sotero é coordenadora do Estúdio Plataforma Gonçalves Dias, da Seduc.