Desemprego no Maranhão apresenta a quinta maior redução do país

Conforme dados de pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), publicados na terça-feira (15), sete estados e o Distrito Federal apresentaram queda na taxa de desemprego, entre os quais o Maranhão.

O Maranhão apresentou a quinta maior redução na taxa de desemprego do país: de 9,9% para 8,8%. Ao longo do primeiro semestre, o setor de serviços (6.133) impulsionou as contratações, sendo quase a metade do saldo total (14.468).

O Estado do Maranhão ocupa o 4º lugar no ranking de saldo positivo do Nordeste e o 16º lugar no ranking de saldo positivo do Brasil, segundo o acumulado do ano com uma variação relativa a 2,50% do saldo positivo nacional.

Para o secretário de Estado de Trabalho e Economia Solidária, Luiz Henrique Lula, o desempenho do Maranhão, com relação a queda no desemprego, se relaciona, entre outros fatores, com a postura assumida pelo Governo do Estado com investimentos na geração renda, por meio do incentivo a atividades de lazer, turismo e cultura, impulsionando as ocupações informais e autônomas, incluindo a realização do São João do Maranhão.

Histórico de queda

Nos seis primeiros meses, o setor de serviços teve um saldo de 6.133 admissões, foi o líder em 4 dos 6 meses do ano até agora, não liderando apenas em janeiro, quando foi superado pela agropecuária e em junho, quando a indústria impulsionou mais as contratações.

No geral do semestre, o setor de serviços foi seguido pelo comércio (3586), indústria (1884), construção (1826) e agropecuária (1039).