O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) anunciou, nesta terça-feira (31), a contratação do consórcio formado pelas empresas Gaspar S/A e Arteleste Construções para construir a nova ponte sobre o Rio Tocantins, na BR-226/TO. A travessia conectará os municípios de Aguiarnópolis (TO) e Estreito (MA) e substituirá a ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, que desabou em 22 de dezembro de 2024.
A obra, orçada em R$ 171.969.000,00, terá um prazo de 12 meses para a elaboração dos projetos de engenharia e execução da construção.
Denominada Ponte de Estreito, a nova estrutura terá avanços significativos em comparação à antiga. A travessia será 100 metros mais extensa, totalizando 630 metros de comprimento, com um vão livre de 150 metros. A largura será de 19 metros, sete metros a mais que a ponte anterior.
A configuração incluirá:
Além de atender veículos, a nova ponte contará com espaço para pedestres e ciclistas, garantindo mais segurança e acessibilidade.
Devido à urgência da obra, o Dnit utilizou a dispensa de licitação, prevista no artigo 75, inciso VIII, da Lei nº 14.133/2021, que permite contratações emergenciais. Segundo o diretor-geral do Dnit, Fabricio de Oliveira Galvão, o orçamento contempla não apenas a construção, mas também a demolição da estrutura antiga, limpeza da área e remoção dos escombros.
“O investimento na nova travessia trará uma estrutura mais ampla, acessível e segura, além de resolver os problemas causados pelo desabamento”, afirmou Galvão.
A ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira desabou no dia 22 de dezembro de 2024, após o colapso do vão central. O incidente motivou a abertura de uma sindicância pelo Dnit para apurar as causas e responsabilizar os envolvidos. A tragédia gerou impactos significativos na logística e economia da região, afetando moradores e empresas que dependem da BR-226 para transporte.