Após solicitação do Ministério Público do Maranhão – MP, o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas – Gaeco, iniciou a “Operação Citrus”, para cumprir mandados a empresas e residências cujo há suspeitas de improbidades administrativas. Os estabelecimentos se localizam nos municípios de São Luís, Apicum-Açu e Cururupu.
De acordo com as investigações, 13 locais foram alvos de busca e apreensão, um deles é situado na Avenida São Sebastião, no bairro Cruzeiro do Anil, em São Luís, onde funciona uma rede de postos de combustíveis. Documentos da Prefeitura de Apicum Açu foram encontrados no galpão desse posto.
Outro local é um estabelecimento localizado no Recanto do Vinhais, supostamente onde funcionaria uma Fundação Comunitária de Apicum-Açu. Um empresário apresentou Imposto de Renda declarado com renda incompatível para a construção de três postos de gasolina.
Além dos mandados de busca e apreensão, também foi decretada na operação, a prisão temporária como medida imprescindível para a continuidade das investigações. Esse pedido foi deferido pelo juiz Adriano Lima, da Comarca de Bacuri. As investigações seguem ativas para identificar crimes.