O Enem 2025 volta, a partir desta edição, a permitir que o participante consiga o certificado de conclusão do ensino médio. Essa possibilidade já existia no exame, mas foi descontinuada em 2017.

Para conquistar o certificado, o candidato precisa ter, no mínimo, 18 anos, alcançar 450 pontos ou mais em cada uma das provas e, pelo menos, 500 pontos na Redação. Com essa pontuação, o participante vai à Secretaria de Educação ou a um Instituto Federal do seu estado para obter o documento de conclusão do ensino médio.
Existe ainda uma outra novidade para este ano, como destacou o presidente do Inep, instituto responsável pelo Enem, Manuel Palácios:
“Podemos ter, o participante que está buscando a certificação, também participando do Sisu para entrar num curso superior. Então, você pode também, ainda sem ter o diploma, porque ele sempre demora um pouquinho, já produzir o necessário para uma matrícula num curso superior, se você tiver sucesso no Enem. Então, o Enem, para quem está se certificando, serve para duas coisas: para concluir o ensino médio e ingressar na educação superior. É bom aproveitar.”
O Enem também volta a permitir que o candidato consiga a Declaração Parcial de Proficiência, um comprovante de que ele foi aprovado em algumas matérias.