Especialistas criticam a desobrigação do uso de máscara defendida por Bolsonaro

Após o pedido feito pelo presidente Jair Bolsonaro ao ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, sobre a desobrigação do uso de máscara a pessoas vacinadas e pessoas que já foram contaminadas com a Covid-19, especialistas manifestaram a importância da medida sanitária mediante a situação atual do país.

Por sua vez, Queiroga publicou um vídeo onde fala que cumprirá o desejo do presidente, e fará um estudo para avaliar a situação do Brasil para ver a possibilidade dessa flexibilização. Países como Estados Unidos desobrigaram o uso de máscaras a esse público quando mais de um terço da população já estava imunizada. Por outro lado, apenas 11% da população brasileira está imunizada com a primeira e segunda dose da vacina.

De acordo com a infectologista, Drª Luana Araújo, o uso da máscara é para todos, já que assintomáticos da doença também conseguem transmitir. Além disso, ela também explica que o uso da máscara deve ser feito por pessoas que estejam acometidas por qualquer doença respiratória, ela afirma através de um vídeo em suas redes sociais.