Oito estudantes do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) vão representar o Brasil na Roboworld Cup FIRA 2025, a maior competição de robótica do mundo, que será realizada entre os dias 11 a 15 de agosto, na cidade de Daegu, Coreia do Sul.
Os estudantes estão em intensa preparação, no IEMA Rio Anil, em São Luís (Rua Primeiro de Maio, bairro Aurora), nesta semana, até sexta-feira (25), das 9h às 17h
A equipe, formada por jovens talentos da rede pública estadual, vem dedicando horas de treinamento e aprimoramento técnico para enfrentar os desafios que envolvem programação, engenharia, criatividade e trabalho em equipe.
A preparação acontece sob a supervisão de professores e técnicos do IEMA, com apoio da direção geral e do Governo do Maranhão, que tem investido fortemente em ciência, tecnologia e inovação como pilares para transformar a educação e o futuro da juventude maranhense.
Para os estudantes, a expectativa é grande. “Nunca imaginei que a robótica me levaria tão longe. Quero dar o meu melhor e mostrar que a educação pública do Maranhão tem muito talento e potencial para ser destaque no mundo”, afirmou Jullyana de Oliveira, uma das alunas selecionadas do IEMA São Luís Centro.
Calebe Egídio, outro integrante da equipe do IEMA Bacabal, reforçou a importância dessa conquista. “A robótica mudou a minha vida. Sonho em ser engenheiro e quero inspirar outras pessoas com o que estamos vivendo. É incrível pensar que vamos levar o nome do Brasil para um torneio mundial”.
Protagonismo na robótica
O IEMA se consolidou como referência nacional em robótica educacional, aliando ensino técnico, pesquisa e inovação. Em 2024, o Maranhão foi palco da RoboWorld Cup FIRA, a maior competição de robótica já realizada no Brasil, e as equipes do IEMA conquistaram diversos prêmios, destacando a qualidade da educação pública estadual e o protagonismo dos estudantes maranhenses no cenário internacional.
A participação do IEMA na Roboworld Cup FIRA 2025 reforça o compromisso do Governo do Maranhão com uma educação de excelência, que prepara os jovens para enfrentar os desafios do futuro, transformando conhecimento em oportunidades e conquistas que ultrapassam fronteiras.
Estudantes que vão à Coreia do Sul
– Maria Clara – IEMA Pindaré-Mirim
– Fernanda Mirella – IEMA Bacabal
– Calebe Egídio – IEMA Bacabal
– Ayrton Lucas – IEMA Itaqui-Bacanga (São Luís)
– Breno Gatinho – IEMA Itaqui-Bacanga (São Luís)
– Marcos Vinícius – IEMA BARCELAR PORTELA (São Luís)
– Guilherme Pedrosa – IEMA São Luís Centro
– Jullyana de Oliveira – IEMA São Luís Centro