A Secretaria de Estado da Mulher (Semu), em parceria com a Faculdade Laboro e a Casa da Mulher Brasileira realiza, nesta quarta-feira (11), às 19 horas, o II Encontro Vozes de Apoio. O evento acontece na Faculdade Laboro, localizada na área da Cidade Operária (Av. Principal Jardim América, 288 – Quadra 1 – Vila Apaco).
É uma atividade que faz parte das ações do Setembro Amarelo. Visa conscientizar a comunidade sobre a prevenção ao suicídio, incentivando o autocuidado e a valorização da vida.
O encontro busca alertar para o alto índice de suicídios no Brasil. De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), 36 pessoas tiram a própria vida diariamente no país, um número que supera mortes por doenças como Aids e alguns tipos de câncer.
A programação é composta por oficinas, rodas de conversa e palestras, além de destacar a rede de apoio disponível para atender pessoas com sinais de doenças emocionais.
O público-alvo deste II Encontro inclui estudantes universitários, professores e toda a comunidade acadêmica, com a intenção de formar agentes multiplicadores de informação sobre prevenção ao suicídio.
O tema central, “Prevenção, autocuidado e valorização da vida”, será discutido por representantes da Ouvidoria da Mulher (Semu), autoridades acadêmicas da Faculdade Laboro e profissionais da Casa da Mulher Brasileira.
A iniciativa da Semu também tem um olhar atento às mulheres em situação de violência, grupo especialmente vulnerável a transtornos como depressão e ansiedade. A expectativa é que o evento contribua para a ampliação do conhecimento sobre o autocuidado e para o fortalecimento da rede de apoio, promovendo uma cultura de valorização da vida e prevenção de problemas emocionais.