Foguete sul-coreano vai ser lançado nesta sexta-feira (19), em Alcântara

O lançamento do foguete sul-coreano HANBIT-Nano, previsto para esta quarta-feira (17), foi adiado para a sexta-feira (19). A informação foi confirmada pela empresa Innospace, que comunicou a decisão à Força Aérea Brasileira (FAB) e à Agência Espacial Brasileira (AEB). O lançamento vai ocorrer às 15h34, no Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão.

A Força Aérea Brasileira (FAB), responsável pela operação, informa que prazo de lançamento se estende até 22 de dezembro.

Este é o primeiro lançamento comercial de um veículo espacial a partir do território nacional.

“É o voo inaugural, a partir do Brasil, que marca a entrada do país no mercado global de lançamentos espaciais”, destacou o diretor do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), Coronel Aviador Clóvis Martins de Souza.

Operação Spaceward

A missão, denominada Operação Spaceward, conta com cerca de 400 profissionais, entre brasileiros – militares e civis – e sul-coreanos. De acordo com a FAB, a ação significa um avanço inédito e estratégico para Programa Espacial Brasileiro.

“É um marco que demonstra nossa maturidade técnica e insere o Brasil no mercado global de lançamentos comerciais. Alcântara se firma como um polo estratégico espacial, atraindo investimentos, empresas e inovação. É um passo significativo para o futuro do Brasil no espaço”, disse o chefe da Divisão de Operações do CLA, Major Engenheiro Robson Coelho de Oliveira.

 

Foguete que será lançado em Alcântara levará satélites

O veículo espacial – que tem 21,8 metros de comprimento, 1,4 metros de diâmetro, e 20 toneladas – levará satélites para a órbita baixa da Terra (LEO), a uma altitude de aproximadamente 300 km e inclinação de 40 graus.

Um total de oito cargas úteis estão dentro da coifa na parte superior do veículo de lançamento: cinco pequenos satélites para colocação em órbita e três dispositivos experimentais. A propulsão do equipamento é híbrida, com combustível sólido e líquido.