Formando e Cozinhando abre 75 vagas para municípios que compõem Rota dos Guarás e Região Tocantina

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes), abriu 75 novas vagas para a formação completa em cozinha básica, do projeto social Formando e Cozinhando, com o objetivo de capacitar profissionais maranhenses do ramo da gastronomia de baixa renda e sem formação técnica. Serão 25 vagas para Cururupu, 25 para Guimarães e 25 para Imperatriz, municípios que compõem a Rota dos Guarás e a Região Tocantina.

Buscando fomentar e fortalecer ainda mais o turismo gastronômico nas regiões e qualificar profissionais que já atuam na área, o Formando e Cozinhando ministra aulas teóricas e práticas com o auxílio de chefs de cozinha, gastrólogos e nutricionistas locais e nacionais referências em suas áreas de atuações.

Em 2023, o governo ampliou o número de vagas e possibilitou a formação para 125 micro e pequenos empreendedores da capital e da região do Parque dos Lençóis Maranhenses, no município de Barreirinhas e na Vila de Atins. Dessa forma, gerando capacitação, emprego e renda, fortalecendo a agricultura familiar, o agronegócio e as estruturas do turismo e do lazer nas cidades.