Governo do Maranhão e Ministério da Saúde realizam acolhimento dos novos profissionais do Programa Mais Médicos para o Brasil

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) e o Ministério da Saúde promoveram, nesta quinta-feira (18), o acolhimento de 267 novos profissionais do Programa Mais Médicos para o Brasil (PMMB), alocados em104 municípios do Maranhão. A solenidade aconteceu no auditório Fernando Falcão, na Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema), em São Luís.

Durante o encontro de acolhimento, os profissionais do Programa Mais Médicos para o Brasil (PMMB) participaram das atividades sobre o Panorama do Provimento de Profissionais e Perspectiva; Estratégia Nacional de Formação de Especialistas para a Saúde no âmbito do Mais Médicos; Orientações para gestores e profissionais no curso de especializações de Medicina de Família e Comunidade; entre outros pontos.

O acolhimento reuniu profissionais da segunda e terceira chamada no edital nº 13, de 1º de julho de 2023, correspondente ao 31º ciclo. Eles vão se juntar aos 575 profissionais distribuídos em 210 municípios que já atendem pelo programa no estado, totalizando, agora, 842 profissionais do Programa Mais Médicos para o Brasil (PMMB).

O acolhimento atende ao protocolo do programa por meio de uma comissão composta pelo Governo do Estado, pelo Conselho de Secretários Municipais de Saúde e também pelo Ministério da Saúde, servindo como espaço de diálogo e de demonstração das necessidades dos territórios.

Presente na abertura, o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes; o apoiador institucional do Ministério da Educação, Jonas Neris; o superintendente do Ministério da Saúde no Maranhão, Glinoel Garreto; e o representante do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Maranhão (COSEMS) e secretário municipal de saúde de Vitória do Mearim, Tércio Bruno Maciel.