Governo do Maranhão recebe primeiro lote da vacina contra a dengue

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), recebeu a primeira remessa da vacina contra a dengue (Qdenga) nesta segunda-feira (12). O Ministério da Saúde encaminhou 40.610 doses. A Central de Distribuição já estará operacionalizando a entrega para os cinco municípios prioritários da região metropolitana ainda nesta terça-feira (13).

“Por recomendação do governador Carlos Brandão e do nosso secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, estamos fazendo um esforço grande, considerando esse marco histórico para a saúde pública do Brasil.  Nossa equipe está toda mobilizada para agora fazer a conferência, separar essas vacinas para que, a partir de amanhã, os municípios já estejam com o imunizante em mãos” explicou a assessora especial da SES, Mayrlan Avelar.

A partir da terça-feira os municípios já podem trabalhar a sua logística para iniciar a aplicação no público alvo o mais breve possível. A quantidade de doses que cada cidade receberá está dividida da seguinte forma: São Luís 27.367 doses; São José de Ribamar 7.184; Paço do Lumiar 4.337; Raposa 1.102 e Alcântara 620 doses. Esse montante é suficiente para vacinar, nesse primeiro momento, a população da faixa etária de 10 e 11 anos dos 5 municípios, conforme preconiza o Ministério.

“Nós estamos fazendo duas orientações aos municípios: ter a certeza que os munícipes da localidade indicada sejam imunizados e que a vacinação seja feita no ambiente escolar e caso, a criança não esteja, que a equipe faça a busca ativa no domicílio desse público alvo para assegurar que a vacina de fato chegue para as crianças da localidade”, explicou a superintendente de Epidemiologia e Controle de Doenças da SES, Dalila Santos.

A vacina será aplicada em doses, sendo a segunda dose após três meses da primeira dose e conforme orientação do Ministério da Saúde, a imunização vai começar pelas crianças de 10 e 11 anos e avançará a faixa etária progressivamente, assim que novos lotes forem entregues pelo laboratório fabricante e distribuídos aos estados.

Ainda segundo o MS, o início da vacinação por essa faixa etária é uma estratégia para que mais municípios recebam as doses neste primeiro momento, diante do quantitativo limitado de vacinas disponibilizadas pelo laboratório fabricante.

Dados

Em 2024, a SES confirmou 53 casos de dengue, 04 de Chikungunya e 07 de Zika vírus no Maranhão. Já em 2023 o Maranhão teve a confirmação de 4.109 casos de dengue, 2.626 de Chikungunya e 101 de Zika vírus.