Governo realiza mutirão de cirurgias de fissura labiopalatina na rede estadual da saúde

O mutirão de cirurgias de fissura labiopalatina, realizado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), vai beneficiar 54 pacientes, no Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos e no Hospital Dr. Carlos Macieira (HCM), em São Luís. Do total de pacientes triados, 50 são crianças e quatro são adultos. Os procedimentos em pacientes infantis acontecem no Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos, enquanto que o de pacientes adultos no HCM. A triagem com avaliação médica foi realizada no Centro de Referência em Neurodesenvolvimento, Assistência e Reabilitação de Crianças (Ninar). Durante os exames pré-operatórios, os acompanhantes foram orientados quanto às recomendações sobre os cuidados com alimentação no período pós-cirurgia.

A fissura labiopalatina é uma abertura na região do lábio e/ou palato (céu da boca). O tratamento de fissura labiopalatal começa desde o momento em que a mãe recebe o diagnóstico, logo no pré-natal. As primeiras intervenções cirúrgicas são de lábio e palato, acompanhada do procedimento de enxerto na gengiva para o nascimento dos dentes.

O procedimento operatório é delicado e leva em média 6 horas. As cirurgias são iniciadas logo no terceiro ou quarto mês de vida da criança, pois a fissura é identificada ainda na gestação do bebê. Os pacientes fissurados são acompanhados por profissionais da odontologia, medicina, enfermagem, fisioterapia, psicologia, fonoaudiologia e nutrição. Após as cirurgias, os pacientes conseguem recuperar a fala e muitas vezes até a audição.

A ação teve início nesta segunda (18) e prossegue até sexta-feira (22).