Hospital Universitário realiza primeiro transplante de coração do Maranhão

O Hospital Universitário, da Universidade Federal do Maranhão (HU-UFMA), realizou, na sexta-feira (04), o primeiro transplante de coração do estado.

O procedimento marca um avanço na capacidade instalada do hospital para cirurgias de alta complexidade e amplia as possibilidades de tratamento para pacientes cardíacos no Maranhão. O HU-UFMA é vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

O paciente transplantado, um homem de 68 anos, havia sido inscrito na fila de espera há 19 dias. Após criteriosa avaliação e logística especializada, a cirurgia foi conduzida com êxito e, até o fechamento desta matéria, o paciente apresenta boa evolução clínica, respira espontaneamente e está estável.

O sucesso do transplante foi resultado de uma articulação eficiente entre diversas unidades assistenciais e administrativas do HU-UFMA, que atuaram em plena sinergia para viabilizar todas as etapas do processo — da captação do órgão ao cuidado no pós-operatório, a ação também contou com o apoio da Central Estadual de Transplantes.

“Esse é um objetivo que foi concretizado agora, mas que o Hospital Universitário vinha buscando há muito tempo. Fomos muito felizes na realização do procedimento, e toda a equipe se empenhou de forma intensa para que esse transplante se tornasse possível”, afirmou o cirurgião cardíaco do HU-UFMA, Joseval da Silva Lacerda.

A superintendente do HU-UFMA, Joyce Lages destacou a realização da cirurgia no Maranhão como um momento histórico. “É, sem dúvida, uma vitória da saúde pública em nosso estado e uma esperança renovada para os pacientes que aguardam por um novo coração”.

 

Equipe profissional do HU-UFMA participante da cirurgia

– Cirurgiões cardíacos: Joseval da Silva Lacerda e Juan Cosquillo Mejia

– Cardiologistas: Léa Barroso Coutinho Pereira , Marko Antonio de Freitas Santos e José Albuquerque de Figueiredo Neto

– Anestesistas: Victor Hugo Castilhos, Giovanni Santana de Oliveira e João Castro

– Perfusionistas: Anderson Castro, Rozenilde Castro Lapa e Luciane Mendes

– Enfermeiras: Márcia Castro e Livia Leite

– Instrumentadora cirúrgica: Maria Célia Soares Fonseca

– Circulantes de sala: Cristiane Vieira da Silva e Jardelle Lima Corrêa