O Governo do Maranhão iniciou, nesta semana, a campanha de combate ao mosquito Aedes aegypti e prevenção das arboviroses.
As atividades começaram na Praça do Letrado, no bairro do Vinhais, em São Luís e seguem até sábado, dia 14 de dezembro, quando é celebrado o Dia D de Mobilização Nacional contra o Aedes.
Para este ano, a campanha estadual trouxe o slogan “Eu tô é tu perder para um mosquito!”, que busca, por meio da descontração e diálogo, incentivar a população a dedicar 10 minutos por semana para prevenir e eliminar os focos do Aedes aegypti dentro das residências.
Por meio da campanha, equipes da Secretaria de Estado da Saúde (SES) em parceria com Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) orientaram a população sobre a importância de reservar 10 minutos semanais para eliminar os focos do Aedes nas residências e evitar o aumento de casos de dengue, chikungunya e zika vírus no Maranhão.
“O objetivo é sensibilizar a população para a importância de combate ao Aedes aegypti, principalmente por causa da aproximação do período chuvoso”, afirmou coordenadora do Programa Estadual de Prevenção e Controle das Arboviroses da SES, Joseneide Matos.
A campanha de Combate ao Aedes aegypti está acontecendo em todo o país e, segundo dados do Ministério da Saúde, a Região Nordeste não está em estado de alerta para as arboviroses. Neste contexto, o Maranhão está enquadrado como um dos estados com situação considerada estável, contudo isso não significa que a população deve relaxar quanto aos cuidados necessários.
Cronograma nesta semana
Além da Praça do Letrado, no bairro do Vinhais, o cronograma de atividades também percorrerá outras localidades de São Luís. Nesta terça-feira (10), acontece na quadra de esporte da Alemanha, próximo ao SESI.
Na quarta-feira (11) será na Igreja São Vicente de Paulo, bairro Apeadouro.
A mobilização continua na quinta-feira (12), com ação no bairro Cohaserma, nas mediações da Praça dos Sonhos.
Na sexta-feira (13) será no Centro Histórico, com a concentração próximo ao Palácio dos Leões.