Investimentos em segurança refletem na redução da criminalidade no Maranhão

O Maranhão está colhendo os frutos de investimentos substanciais em segurança pública e prevenção à violência, com resultados claros na redução da criminalidade. O estado subiu da 14ª para a 7ª colocação no ranking de qualidade dos estados, alcançado 2º lugar no Nordeste, segundo o Centro de Liderança Pública (CLP). Além disso, houve uma queda significativa de 30% em crimes violentos letais intencionais, 55% em latrocínios e 26% em homicídios.

Além de melhorar a qualidade de vida da população, este avanço contribui para a construção de um ambiente mais favorável ao desenvolvimento econômico e social, aumentando o potencial do Maranhão como um local atraente para o turismo e investimentos.

Em suas redes sociais, o governador Carlos Brandão comemorou o fato de São Luís não ter sido mencionada na matéria ‘As 40 cidades mais mortais do mundo: Locais com as taxas mais altas de homicídios por população’, publicada pelo jornal inglês Daily Mail, nesse domingo (10). A capital maranhense já figurou na 21ª posição da lista.

Segurança reforçada

O Governo do Maranhão realizou uma grande ação de fortalecimento da segurança pública do estado, com mais 61 veículos novos e 300 armamentos, em parceria com o Ministério da Justiça e a bancada maranhense no Congresso Nacional.

“Desde o início da nossa gestão, já investimos cerca de R$25 milhões na segurança pública. Só no mês de julho deste ano, os investimentos nas polícias Militar e Civil, além das Patrulha Maria da Penha em 12 cidades maranhenses totalizam mais de R$ 6 milhões”, pontuou o governador.

Operação Paz

A Operação Paz, de iniciativa conjunta da Secretaria de Segurança Pública do Maranhão e do Ministério da Justiça, está colhendo resultados no esforço para combater crimes letais intencionais no estado. Em um balanço parcial, apresentado nesta segunda-feira (11), a SSP divulgou um registro notável de ações e prisões.

Durante nove dias de operação, mais de 14 mil abordagens de pessoas e veículos foram realizadas, resultando na prisão de 70 indivíduos e na apreensão de 78 armas de fogo em todo o estado.

A Operação Paz, lançada em 1º de setembro, é coordenada simultaneamente em 11 estados brasileiros e tem como foco o combate a crimes graves, como homicídio doloso, latrocínio e lesões corporais que resultem em morte.

As estatísticas da operação incluem 14.636 ações ostensivas, que englobam barreiras policiais, abordagens a pessoas e veículos. Além disso, 226 suspeitos foram conduzidos para delegacias e 70 pessoas foram presas, das quais 58 foram detidas em flagrante e 12 por cumprimento de mandado judicial. Duas prisões foram relacionadas a mortes violentas.

A operação também teve impacto na prevenção de crimes envolvendo menores, com a apreensão de 15 deles, sendo 8 por atos infracionais análogos a crimes e 7 por mandados judiciais de busca e apreensão. No que diz respeito às armas, a operação resultou na apreensão de 25 armas de fogo, incluindo pistolas, revólveres e espingardas, 15 armas de fabricação caseira e 48 armas brancas.

Além disso, cerca de 12 kg de drogas ilícitas foram apreendidos, com destaque para a maior apreensão, que ocorreu na região entre Barreirinhas e Santo Amaro, onde a Polícia Militar confiscou cerca de 10 kg de maconha em um único dia.