Janeiro Roxo: Maranhão destaca a importância do diagnóstico precoce da hanseníase

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), deu início nesta quinta-feira (23) à Campanha Janeiro Roxo, que tem como tema “De janeiro a janeiro: prevenção o ano inteiro”. A ação, lançada no auditório da UNDB, no bairro Renascença, em São Luís, busca conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce da hanseníase, promovendo o tratamento completo oferecido gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A abertura da campanha foi marcada pelo lançamento do Painel Digital de Indicadores Estratégicos da Hanseníase do Maranhão, apresentado pelo secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes. Também foi destacada a cartilha de Alimentos e Plantas Medicinais, que oferece suporte nutricional e natural às pessoas em tratamento contra a doença.

O evento de lançamento integrou o Seminário Estadual “Conexões pela saúde: Maranhão na luta contra a hanseníase de janeiro a janeiro”, com a presença de autoridades como o coordenador-geral de Vigilância da Hanseníase e Doenças em Eliminação do Ministério da Saúde, Ciro Maztins Gomes. Durante o seminário, especialistas debateram cinco eixos principais, incluindo estratégias de detecção precoce, descentralização do atendimento e uso de tecnologias para facilitar o tratamento.

De acordo com o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN MA), em 2023, o Maranhão registrou uma taxa de detecção de 44,8 casos por 100 mil habitantes na população geral e de 9,4 casos por 100 mil habitantes em crianças e adolescentes menores de 15 anos. A hanseníase é mais prevalente em regiões vulneráveis socialmente, o que reforça a necessidade de ações preventivas e educativas.

Sobre a hanseníase

A hanseníase é uma doença infecciosa crônica que afeta a pele, nervos periféricos, olhos e mucosa nasal. A transmissão ocorre por meio de gotículas respiratórias em contato próximo e frequente com pessoas não tratadas. Quando diagnosticada e tratada precocemente, é possível evitar incapacidades físicas.

Atividades até o final de janeiro

A campanha “De janeiro a janeiro: prevenção o ano inteiro” segue até o dia 31, promovendo a busca ativa de casos, ações educativas e enfrentando o estigma associado à doença. O Governo do Maranhão reforça que o tratamento está disponível gratuitamente em toda a rede pública de saúde e incentiva a população a procurar atendimento em caso de sintomas.