Estudantes de 113 municípios do Maranhão estão participando dos Jogos Escolares Maranhenses (JEMs) e os Jogos Paralímpicos Escolares Maranhenses (ParaJEMs). Eles disputam medalhas, até o dia 16 de agosto, em 30 modalidades.
A abertura oficial ocorreu na noite de sábado (29), no Centro Social dos Servidores Públicos do Estado do Maranhão, no Calhau, em São Luís, com a presença do governador Carlos Brandão e apresentação impecável dos estudantes.
A Timbira realizou a transmissão, ao vivo, com apresentação e comentários de Danielle Kline e Quecia Carvalho.
Novas modalidades
Os JEMs/ParaJEMs, organizados pelo Governo do Maranhão, este ano, tem a estreia de novas modalidades: triatlo, o tiro com arco, natação em águas abertas e uma competição experimental de skate.
Competições
Iniciaram as disputas nas modalidades coletivas: handebol, vôlei, basquete e futsal. Essa etapa segue até quarta-feira (2).
De sexta-feira (4) a domingo (6) é a vez do atletismo (15 a 17 anos), badminton, halterofilismo, parabadminton, ciclismo, judô, karatê, taekwondo e wrestling, encerrando o segundo bloco.
O terceiro bloco começa no dia 8 e vai até o dia 10 agosto. Estarão presentes as modalidades de atletismo (12 a 14 anos), atletismo adaptado, natação, ginástica artística, ginástica rítmica, vôlei de praia, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas, tiro com arco, triatlo e xadrez.
O último bloco da competição será realizado de 12 a 16 de agosto, no infantil, e compreenderá as disputas de basquete, futsal, handebol e voleibol.
Maranhão nos Jogos da Juventude
Os campeões dos JEMs, na categoria de 15 a 17 anos, representarão o Maranhão na etapa nacional dos Jogos da Juventude, que acontecerão de 1º a 16 de setembro, em Ribeirão Preto, no estado de São Paulo.
Já os campeões de 12 a 14 anos representarão o Maranhão nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs), em Brasília/DF, em novembro, em data a ser divulgada.