A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) retoma, nesta quarta-feira (3), a partir de 9h, em Brasília, o julgamento do ex-presidente da República, Jair Bolsonaro, e de mais sete réus suspeitos de trama de golpe de estado. O primeiro dia de julgamento, na terça-feira (02), teve duas sessões, uma pela manhã e a da tarde, que encerrou às 17h55.
Nesta quarta-feira (03) haverá somente uma sessão. Serão ouvidas as sustentações dos advogados de Bolsonaro; do ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Augusto Heleno; ex-ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira; e do general Braga Netto, ex-ministro de Bolsonaro e candidato à vice na chapa de 2022.
Os oito réus estão sendo julgados por tentativa de golpe de estado, fato que aconteceu no de 8 de janeiro de 2023 para tentar reverter o resultado das eleições de 2022.
O julgamento é responsabilidade da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF). A Primeira Turma é formada pelos ministros Alexandre de Moraes, Luiz Fux, Flávio Dino, Cármen Lúcia e Cristiano Zanin.
O julgamento termina só no dia 12 deste mês. Até lá, serão 5 dias de sessões.
Horários das sessões
Julgamento
O grupo que está sendo julgado é acusado de cinco crimes. Dois deles estão na lei que combate os ataques à democracia – sancionada pelo próprio Jair Bolsonaro, quando presidente da República.
Da forma como os crimes estão previstos na legislação, a tentativa de deposição do governo já é suficiente para a configuração da ação ilegal.
Ou seja, na prática, já é possível punir a tentativa de atacar as instituições, mesmo que a ruptura do regime democrático não tenha se concretizado
A decisão será por maioria simples (pelo menos três votos). O colegiado pode optar pela absolvição ou pela condenação, caso em que, também, será definido o cálculo das penas de cada réu, de acordo com o grau de participação nos fatos.
Quem são os réus?
Acusação contra os réus