Artigo | Juventude e municipalismo: duas forças que nos impulsionam

Por Carlos Brandão

Governador do Maranhão

O lançamento do programa Trilhas, essa semana, nos encheu de satisfação. Não apenas pelo fato de estarmos proporcionando oportunidades a jovens que querem muito vencer. Mas, sobretudo, pelo que estamos construindo. Que mão de obra estamos produzindo. Só para explicar: o Trilhas é um programa da Inovação que abraça quem quer se inserir no mercado da tecnologia. Este ano abrimos 1.000 vagas, que serão divididas em dois editais de inscrição, com 500 vagas por vez. A formação tem duração de 4 meses e todos os selecionados receberão bolsa de R$ 500,00 cada. Aposto muito no projeto porque acredito na força desta juventude. E me emociono com a determinação dessa geração. Senti isso nos olhos de cada um dos 30 integrantes do programa Cidadão do Mundo, que viajaram essa semana para um intercâmbio na França, Argentina e Inglaterra. Nessa etapa, ao todo, serão 100 jovens que terão a oportunidade de conhecer novas culturas e um novo idioma. Experiências que ficam para toda a vida. Palavra de quem já participou de um intercâmbio, se incomodou com as primeiras dificuldades, mas que voltou com uma bagagem de vida enorme. É isso que espero de cada um que se joga em busca de seus sonhos.

Estamos, realmente, construindo um novo momento. E escrevo isso porque, por onde ando, sinto essa energia, essa certeza de querer fazer. Uma inquietude que nos abastece de muito vigor e vontade de pensar muito à frente. Não à toa, em breve, vamos apresentar o Plano Maranhão 2050. Mas isso é assunto para outro momento.

Agora prefiro deixar o recado principalmente aos jovens que, em pouco tempo, viverão um Maranhão diferente. E essa é uma mensagem de otimismo baseada na realidade. O Maranhão de oportunidades investe em quem também quer crescer. Gente que, mesmo com dificuldades, quer empreender. Aí, me lembro de dona Maria Antônia, lá do povoado Placa, em Araioses. Essa semana estivemos lá inaugurando uma praça com quiosques e, então, pude conhecer seu sorriso encantador. Mulher de fibra, que vende seu cuscuz de milho (e de arroz), com muita dignidade. Estava feliz com a nova obra. Assim como toda a comunidade. E ainda fomos aos povoados Barreirinhas – onde entregamos ruas pavimentadas com bloquetes – e no povoado Carnaubeiras, inaugurando uma unidade de beneficiamento de caranguejo. Em imperatriz, além de ruas com nova pavimentação, entregamos mais carrinhos do Minha Renda, visitamos o mutirão de cirurgias oftalmológicas e entregamos as obras de reforma do Centro de Ensino Mourão Rangel.

Além das boas vibrações da juventude, a alegria e respeito dos municípios nos impulsiona. Por vezes, alguns assessores me cobram a intensidade que impomos nas agendas municipalistas. Sempre digo que disto não abro mão. Ouvir as pessoas em um contato direto tem nos ajudado em muitas ações modificadoras. E assim continuaremos. Apostando muito na juventude e trabalhando para que nossos municípios se fortaleçam cada vez mais.

*Governador do Maranhão