MA-014, uma das principais vias de ligação de municípios da Baixada Maranhense, está passando por obras de reforça. O trabalho está sendo realizado pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra).
Com 153km, a rodovia inicia no entroncamento com a BR-222, no município de Vitória do Mearim, percorrendo os municípios de Viana, Matinha, Olinda Nova do Maranhão, São Vicente Férrer, São Bento até o entroncamento com a MA-106, no povoado Três Marias, nas proximidades da sede do município de Pinheiro.
Além das obras de manutenção realizadas de forma permanente para suportar o tráfego intenso e pesado, a necessidade de recuperação se intensificou após a interdição de uma ponte na BR-316, que desviou o fluxo de veículos para a MA-014, somado aos danos causados pelo período chuvoso.
Frentes de trabalho
Para enfrentar a situação crítica, o Governo do Maranhão intensificou as obras em diversos trechos da rodovia. Atualmente, várias empresas atuam na via, em cinco diferentes frentes de trabalho:
1 – Trecho povoado Três Marias/São Bento com 24 km de extensão: Além da empresa que já estava trabalhando, o Governo licitou/contratou mais uma para executar os serviços de recomposição de base, tapa-buracos e recapeamento.
2 – Trecho São Bento/São Vicente Ferrer: Mais equipes estão se mobilizando para iniciarem os serviços de reciclagem de sub-base, revestimento com camada asfáltica nos 33 km de extensão.
3 – Trecho São Vicente Ferrer/Olinda Nova: Uma equipe de tapa-buracos atua em 15 km deste trecho, com verba repassada pelo Ministério dos Transportes por ser um dos mais comprometidos pela intensificação do tráfego. Dos 20 km da via, 5 km vão receber lançamento de pedra rachão e macadame.
4 – Nos trechos Olinda Nova/Matinha/Povoado Santeiro, com 23 km de extensão, 10 km passam por recuperação com lançamento de rachão e macadame. Os outros 13 km de via estão sendo restaurados com serviços de tapa-buracos e revestimento asfáltico.
5 – Nos trechos Povoado Santeiro/Viana/Povoado Cajari/Vitória do Mearim, com 53 km de extensão, as equipes estão aplicando o mesmo tratamento empregado nos trechos do item 4, com 10 km de rachão e macadame entre Viana e Cajari, tapa-buracos e recapeamento com camada asfáltica nos demais trechos.
Desafios e futuro da rodovia
Apesar dos esforços e investimentos, a MA-014 ainda apresenta sinais de desgaste. Entre as causas estão a composição do solo da Baixada Maranhense, naturalmente mole e suscetível à deterioração, o alto volume de tráfego e o acúmulo de água no período chuvoso.
Para solucionar esses problemas, a Sinfra executa um sistema de drenagem moderno e eficiente, além de implantar sinalização horizontal e vertical em toda a extensão da rodovia. Especialistas e técnicos afirmam que as medidas atuais visam não apenas corrigir danos, mas garantir a durabilidade e a segurança da estrada a longo prazo, considerando as especificidades do solo e as condições climáticas da região.
A recuperação da MA-014 não se limita a uma obra de infraestrutura: trata-se de assegurar mais segurança, mobilidade e acessibilidade para moradores e usuários de cerca de 28 municípios da Regional de Pinheiro. A manutenção contínua e a busca por soluções inovadoras são vistas como fundamentais para que a rodovia atenda à crescente demanda de tráfego e prolongue sua vida útil.