Mais de 2 mil policiais militares reforçam esquema de segurança com Operação Enem 2023

Com um trabalho de cooperação entre as forças de segurança pública, mais de 2 mil policiais militares reforçam as ações de segurança planejadas para os dois dias do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no Maranhão. As provas serão realizadas neste domingo (5) e no próximo dia 12.

O reforço do contingente da Polícia Militar do Maranhão (PMMA) faz parte da Operação Enem 2023. O esquema de segurança inclui, também, a cooperação das Polícias Militar, Civil, Federal, Rodoviária Federal e Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA).

O planejamento de segurança busca a confiabilidade desde o processo de entrega dos malotes da prova até a execução nas salas do exame, inclusive com ajuda de aparelhos para detecção de pontos eletrônicos.

“Nossa operação começou desde maio com o planejamento das ações. Na semana passada foi realizado um levantamento das escolas para mapear situações como aglomeração e até possibilidade de manifestação. Na sexta-feira (3), os malotes [de provas] foram levados para vários quartéis da Polícia Militar. Todos os 165 mil inscritos para o Enem no Maranhão podem ter certeza que a segurança está garantida”, declarou o coordenador da Operação Enem 2023, coronel Nilson Ferreira.

O coronel Nilson Ferreira destacou que 97 municípios maranhenses vão receber a aplicação das provas totalizando 544 locais que contarão com o trabalho policial para acompanhar a logística de distribuição das provas e o policiamento das escolas e áreas do entorno.

Para evitar transtornos com o fechamento dos portões, o coronel Nilson Ferreira lembrou ainda que os candidatos devem chegar com antecedência aos locais de prova e checar os documentos e materiais necessários antes de saírem de casa.