Mais de 620 mil pessoas já foram vacinas contra gripe no Maranhão

A vacina contra a gripe Influenza já foi aplicada em 620.296 pessoas no Maranhão até a última terça-feira (27), segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde (SES). Em São Luís, 97.893 pessoas já foram imunizadas, considerando as três doses.

Do total, 361.226 doses foram aplicadas em grupos prioritários e outras 259.070 doses em demais públicos, somando 620.296 pessoas devidamente vacinadas. Os dados mostram que o estado segue mobilizado no combate às infecções respiratórias.

A meta é vacinar 90% do grupo prioritário, que inclui crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes e idosos a partir de 60 anos. Até o momento, cerca de 64% desse público foi vacinado.

Uma das estratégias adotadas pela SES para ampliar a cobertura vacinal, especialmente entre adolescentes e professores, foi a realização de ações de vacinação nas escolas da rede estadual.

Outra iniciativa é estender as campanhas para os 217 municípios, reforçando a importância da imunização e buscando alcançar uma cobertura mais ampla.

São Luís

Em São Luís, a vacinação contra a gripe está disponível nas Policlínicas da Cidade Operária e do Vinhais, além das salas de vacinação dos hospitais Dr. Genésio Rêgo, Vila Luizão e Aquiles Lisboa, além de postos e Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos municípios.

Hospital de Campanha

As iniciativas incluem, ainda, o processo de montagem de um Hospital de Campanha para atendimento a casos leves de síndromes gripais no estacionamento do Multicenter Sebrae, no bairro Cohafuma, em São Luís.

O espaço atenderá pacientes por demanda espontânea de domingo a domingo, sempre de 7h até 24h, em especial aqueles com perfil adultos e idosos, apresentando sintomas leves de síndrome gripal, tais como tosse, febre e mal-estar, mas sem sinais de esforço respiratório.

Eficiência da vacina
Para que as diretrizes de proteção sejam eficazes, é fundamental que toda a população colabore e mantenha sua caderneta de vacinação atualizada.

“A imunização ajuda a evitar a infecção e, nos casos em que a pessoa contrai o vírus, reduz a gravidade do quadro. Entre as complicações mais sérias está a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), que pode evoluir para pneumonia. O principal sinal de alerta é a falta de ar, que exige procura imediata por atendimento nas UPAs”, alerta o médico infectologista Bernardo Wittlin.

Público prioritário

A vacinação contra gripe continua no estado e é destinada para o público a partir de seis meses de idade.

A SES reforçou a mobilização para o público alvo da imunização

Na ação reforça a mobilização para o público alvo para imunização que são:

– Gestantes

– Puérperas

– Crianças de 6 meses a menores de 6 anos

– Idosos a partir de 60 anos

– Trabalhadores da saúde

– Professores da educação básica e superior

– Povos indígenas

– Quilombolas

– Pessoas em situação de rua

– Pessoas com deficiência permanente

– Indivíduos com doenças crônicas e condições clínicas especiais

– Caminhoneiros

– Trabalhadores das forças de segurança, das Forças Armadas

– Trabalhadores do transporte coletivo urbano e de longo curso

– Trabalhadores portuários

– População privada de liberdade

– Adolescentes sob medidas socioeducativas entre 12 e 21 anos,

– Funcionários do sistema prisional

– Funcionários dos correios e cuidadores de idosos

(Foto/Capa/Secom-MA): Montagem do Hospital de Campanha