Mais de meio milhão de documentos serão digitalizados para acervo virtual da FMRB

A pandemia trouxe consigo diversos desafios, o acesso à informação por exemplo, é um deles. Deste modo, a Fundação da Memória Republicana Brasileira (FMRB), aderiu à Plataforma Tainacan, para o processo de digitalização de seu acervo, no intuito de disponibilizar o acesso aos visitantes de qualquer lugar pela internet.

Com a adesão, mais de 500 mil documentos, 40 mil livros e quase 5 mil obras de arte serão digitalizas. A abertura deste acervo virtual é parte das atividades da 19ª Semana Nacional de Museus do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), que tem como tema “O futuro dos museus: recuperar e reimaginar”.

Além disso, o evento cujo novo acervo faz parte, convida a repensar o papel e formato dos museus diante dos novos desafios emergentes da pandemia da Covid-19 desde março de 2020, e pelas transformações sociais e midiáticas dos últimos anos.

O processo de digitalização, que ainda está em sua fase inicial, tem previsão para continuar nos próximos anos, todo o material será disponibilizado gradualmente no site da FMRB: www.fmrb.ma.gov.br, pela Plataforma Tainacan.