Mão de obra carcerária produz ovos de Páscoa que estão sendo distribuídos em locais como escolas e creches

Internas da Unidade Prisional de Ressocialização Feminina de São Luís (UPFEM) estão fabricando mais de 15 mil ovos de chocolate para serem distribuídos a diversos órgãos e instituições neste período da Páscoa.

A produção acontece na padaria da UPFEM, localizada na BR-135, nos turnos da manhã e tarde.

A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), a partir da mão de obra carcerária, está coordenando a produção e distribuição dos ovos de chocolate.

Essa iniciativa, que iniciou em 2018, faz parte das atividades de ressocialização de Pessoas Privadas de Liberdade que, por meio do Programa Trabalho com Dignidade, oportuniza o aprendizado e qualificação por meio de atividade laboral. A proposta é a efetiva reinserção social dos custodiados do sistema prisional do Maranhão.

A produção dos ovos de chocolate é realizada de forma artesanal por cerca de 20 internas. O processo da oficina de trabalho inicia com a capacitação para a realização da atividade, passando pela produção até a etapa final de embalagem, na panificadora instalada dentro da própria unidade prisional feminina. Com isso, a capacidade de produção é de mais de mil ovos diariamente.

Esse cuidadoso trabalho não apenas garante a qualidade dos produtos, mas, também, proporciona às internas a oportunidade de desenvolverem habilidades técnicas e profissionais que podem ser úteis no futuro.

A distribuição desses ovos de Páscoa, realizada para diversas secretarias, órgãos e instituições, compartilha a alegria e o espírito festivo da data, além de ser um exemplo concreto do trabalho de excelência realizado pelo Governo do Estado em viabilizar benefícios à população e ressocialização aos apenados.

A produção e entrega dos ovos no período da páscoa é uma atividade que já faz parte do cronograma da Seap. Além dos ovos, são produzidas trufas para outras datas importantes, como dia das crianças, e panetones pelo na

Distribuição nas escolas e creches 

Nesta quarta-feira (27), às 15h, Governo do Estado, por meio da Seap, inicia entrega de ovos de páscoa produzidos por mão de obra carcerária em creches e escolas de São Luís.

A cerimônia oficial de entrega será na creche Centro Anil Frei Daniel de Samarate, localizado na R. Bom Clima – Santa Cruz, a partir das 15h.