Maranhão celebra os 90 anos do poeta Nauro Machado

 O Governo do Maranhão celebra os 90 anos de Nauro Machado, com o lançamento póstumo do livro “Um Iceberg para Praia Grande”, obra inédita do poeta maranhense.

A homenagem, “Nauro 90 Anos”, é nesta quinta-feira (14), a partir das 19h, no Convento das Mercês (Rua da Palma, 502, bairro Desterro), no Centro Histórico de São Luís. A entrada gratuita.

A organização é da Fundação da Memória Republicana Brasileira (FMRB), em parceria com a família do poeta Nauro Machado.

Terá a presença da poeta Arlete Nogueira da Cruz, viúva de Nauro Machado, que compartilhará lembranças e reflexões da trajetória do autor.

Nauro Diniz Machado nasceu em São Luís, no 2 de agosto de 1935. Faleceu em 28 de novembro de 2015. O aniversário de 90 anos aconteceu no último dia 2 de agosto.

 

Um Iceberg para Praia Grande

O livro “Um Iceberg para Praia Grande” é o sexto título póstumo do autor.

Traz uma narrativa densa e lírica sobre a cidade de São Luís, especialmente a região da Praia Grande, abordando memórias, identidade e transformações urbanas.

Com sua prosa poética característica, Nauro Machado constrói um retrato íntimo de São Luís, tendo como cenário um de seus principais centros históricos e culturais.

A obra se debruça sobre o tempo, a permanência das raízes e a força simbólica da cidade como palco de vivências e encontros.

 

Show

A noite contará ainda com o espetáculo musical Velho Amigo Poeta, um tributo à cultura maranhense e à obra do homenageado.

O show reúne oito importantes nomes da música do Maranhão: Josias Sobrinho, César Teixeira, Gerude, Sérgio Habibe, Chico Maranhão, Chico Saldanha, Ronald Pinheiro e João Pedro Borges.