O Maranhão cresce, avança e se firma como protagonista no cenário nacional. O Maranhão está crescendo acima da média do Brasil e vai liderar o Produto Interno Bruto do Nordeste em 2025. Segundo estudo realizado pelo Banco do Brasil, o PIB do estado deve crescer 3,5% este ano.
O crescimento tem raízes sólidas. Vem do campo, onde a força do agro bate recordes, com um aumento de 11,5% no PIB agropecuário. Vem dos investimentos em infraestrutura e na indústria, que fortalecem a base produtiva.
O Ramform Titan, o maior navio sísmico do mundo, atracou no Porto do Itaqui. Um gigante do mar que veio realizar estudos nas bacias do Pará-Maranhão e de Barreirinhas – regiões que podem revelar grandes reservas de petróleo e gás, abrindo oportunidades para o estado.
O navio, pertencente à empresa norueguesa TGS, é uma das embarcações mais modernas do planeta, capaz de realizar uma verdadeira “ultrassonografia” do subsolo marinho. Com responsabilidade ambiental e planejamento, a intenção é que o Maranhão seja não apenas um ponto de passagem, mas uma base sólida de apoio às operações na Margem Equatorial.
O Porto do Itaqui – um dos mais eficientes e estratégicos do país – será a base terrestre de apoio às operações de exploração e produção. Isso significa mais investimentos, mais movimento na economia, mais gente trabalhando.
O Maranhão vive um novo ciclo econômico. E o nosso compromisso é garantir que ele se traduza em um futuro melhor – cada vez mais digno, mais justo e mais próspero para todos os maranhenses.
Carlos Brandão, governador do Maranhão