Maranhão é o 12º estado mais populoso do Brasil e São Luís a 13ª capital

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou as estimativas da população residente nos municípios brasileiros. De acordo com a pesquisa, o Maranhão ocupa a 12ª posição de popularidade no país, com 7.153.262 habitantes. Entre as capitais, São Luís está em 13º com 1.115.931 e na composição das regiões metropolitanas, a Grande São Luís está em 19º com 1.656.503 residentes.

A capital maranhense fica atrás de cidades como: São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Salvador, Fortaleza, Belo Horizonte, Manaus, Curitiba, Recife. Goiânia, Belém e Porto Alegre. Mas está a frente de cidades como: Maceió, Campo Grande, Natal e Teresina.

 

Em relação o ranking das regiões metropolitanas, a Grande São Luís (composta por Alcântara, Axixá, Bacabeira, Cachoeira Grande, Icatu, Morros, Paço do Lumiar, Presidente Juscelino, Raposa, Rosário, Santa Rita, São José de Ribamar e São Luís), cai um pouco na lista, terminando a classificação em 19º.

 

As estimativas populacionais municipais divulgadas anualmente são um dos parâmetros utilizados pelo Tribunal de Contas da União para o cálculo do Fundo de Participação de Estados e Municípios e são referência para vários indicadores sociais, econômicos e demográficos.