Maranhão investe no ensino superior

O Governo do Maranhão está investindo no aprimoramento ensino superior, por meio de vários projetos e programas. Na quarta-feira (02), o governador Carlos Brandão definiu duas medidas visando estruturar o planejamento desse setor: assinou a resolução que cria o grupo de trabalho para elaborar a minuta da Política Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação e o termo de posse dos novos membros do Conselho Universitário do Maranhão (Conuni). As duas ações aconteceram durante solenidade no Palácio dos Leões, em São Luís.

Foi instituído um grupo de trabalho que vai elaborar a minuta do Plano Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação. O Conuni terá um prazo de 15 dias para indicar os membros do grupo que, por sua vez, terá até 180 dias para apresentar a minuta do plano estadual. Caso seja aprovada pelo Conuni, a minuta será entregue ao governador que, então, encaminha o documento, como projeto de lei, para apreciação e aprovação da Assembleia Legislativa, instituindo, finalmente, o Plano Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Todas essas ações consolidarão os planos estruturais que vão ampliar os investimentos do Governo do Estado no Maranhão.

Entre as ações do Governo do Estado na área do ensino superior, voltadas para avanços da ciência, tecnologia e inovação, a inauguração de unidades da Estação Tech nos municípios de Mirador e Primeira Cruz; parcerias do Governo do Estado com o Google; a ampliação de vagas do programa Cidadão do Mundo que, este ano, beneficiará 100 estudantes; oferta de cursos para tecnólogos de ensino superior nos municípios de Cururupu, Mirador, São João Batista, Primeira Cruz e Serrano do Maranhão a partir das unidades da Estação Tech; o projeto Aulão Para Todos, que vai preparar os estudantes para o vestibular da Uema e para o Enem; e o programa Melhor Idade Digital direcionado a inclusão digital de pessoas com mais de 50 anos.

Posse

Tomaram posse como novos integrantes do Conuni: Natássia Weba , secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti); Cricielle Muniz, diretora-geral do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA); Walter Canales Santana, reitor da Universidade Estadual do Maranhão (Uema); Dionatan Carvalho, presidente do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc); e Thalyson Victor Ribeiro Reinaldo, representante da União Nacional dos Estudantes (UNE).

 

Foto: Gilson Teixeira