Gestores e técnicos do Governo do Estado participaram, nesta semana, em Brasília, da Formação de Capacidades para o clima, REDD+ e Mercado de Carbono, promovida pelo Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM).
O Governo do Maranhão foi representado pela empresa Maranhão Parcerias (Mapa), Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema) e da Secretaria Geral da Governadoria (SEG).
O objetivo central do treinamento foi auxiliar o Maranhão na estruturação e implementação da política de REDD+, além de trabalhar o posicionamento estratégico dos agentes envolvidos em pautas como clima e meio ambiente a nível nacional e internacional.
No encontro, foram tratados temas como os impactos das políticas de desenvolvimento de baixas emissões e sobre o estudo sobre o marco regulatório e questões jurídicas relacionadas ao REDD+.
Também foram discutidas ações de combate ao desmatamento e queimadas.
A equipe maranhense participante tirou dúvidas, durante o encontro, sobre as oportunidades e desafios da comercialização dos créditos de carbono e o mercado.
REDD+
O REDD+ é um instrumento desenvolvido pelas Nações Unidas sobre mudanças climáticas para recompensar financeiramente países em desenvolvimento por seus resultados relacionados à recuperação e conservação de suas florestas.
IPAM
O Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM) é uma organização científica, não governamental e sem fins lucrativos, que desde 1995 trabalha pelo desenvolvimento sustentável da Amazônia.
Foto: Josias Furtado