Maranhão reduz em 39% o número de roubos de veículos no primeiro trimestre de 2025

O número de roubos de veículos caiu 39% no Maranhão no primeiro trimestre de 2025, em comparação com o mesmo período do ano passado. Foram 780 ocorrências entre janeiro e março deste ano, contra 1.277 no primeiro trimestre de 2024. Em março, a redução foi de 44%.

Na Grande Ilha, que reúne os municípios de São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa, a redução foi de 27% no trimestre. O total de registros passou de 324 para 237 veículos roubados.

Em março deste ano, a queda chegou a 20%. Em São Luís, a redução foi de 16%, com 200 casos em 2025, frente a 237 no mesmo período do ano passado.

Serviço da SSP-MA

A Secretaria de Estado da Segurança Pública do Maranhão (SSP-MA) atribui os resultados a um conjunto de medidas voltadas à prevenção e repressão ao crime patrimonial.

Entre as ações adotadas estão o reforço do policiamento ostensivo em áreas estratégicas, com a intensificação de abordagens, barreiras policiais e das investigações para o cumprimento de mandados judiciais contra suspeitos da prática do crime.

O uso de ferramentas de inteligência artificial utilizadas pelo Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops), órgão da SSP, tem auxiliado na identificação de suspeitos e na recuperação de veículos. Um exemplo são as câmeras, instaladas em pontos estratégicos que ajudam na análise de dados criminais e o mapeamento de rotas de fuga.

Entre as 400 câmeras que compõem o parque de videomonitoramento, há câmeras do tipo OCR, especializadas em leitura de placa de veículos. Dessa forma, quando um veículo roubado entra no sistema e as câmeras captam a placa dele, um aviso é emitido imediatamente para a central, que aciona a viatura mais próxima para realizar a abordagem e apreensão.

As ações da SSP-MA continuarão sendo executadas, ao longo do ano, com base no acompanhamento dos dados estatísticos e na reavaliação constante das estratégias de enfrentamento aos crimes patrimoniais em todo o estado.