O governo do Maranhão acompanhou os três dias do maior evento de referência comercial para frutas e legumes no mundo, a Fruit Attraction, realizada em Madrid, na Espanha. Com o encerramento do evento nesta quinta-feira (5), o governador Carlos Brandão anunciou a presença de produtores maranhenses na edição que será realizada em São Paulo, em 2024.
“Pretendemos levar os nossos produtores que já trabalham nessa área, com o cultivo de banana, de abacaxi, de mamão. Temos vários produtores que precisam ser estimulados e apoiados e vamos fazer um grande stand para que esses profissionais possam fazer negócios e abrir mercado para a comercialização de suas produções”, pontuou Brandão.
Ao longo do evento em Madrid, o governador participou de palestras e apresentou as potencialidades do estado para a produção de frutas. Ele destacou a riqueza hídrica do estado, com mais de dez bacias hidrográficas e chuvas regulares, o que propicia a atividade em todas as regiões, além do solo fértil.
“O Maranhão precisa romper com esse paradigma de que não produz fruta. É um estado rico e a gente precisa mostrar que é possível. Estamos fechando um acordo com duas grandes empresas e vamos fazer um evento em São Luís para avançar com o programa de fruticultura, com a participação dessas empresas, que já atuam no Nordeste”, anunciou o governador.
A edição brasileira do evento foi anunciada com entusiasmo pela Ifema Madrid, uma das organizadoras da Fruit Attraction. A feira está prevista para ser realizada em São Paulo nos dias 16, 17 e 18 de abril de 2024.