A Secretaria de Estado da Saúde (SES) vem qualificando a assistência da Maternidade Humberto Coutinho, em Colinas, com o processo de certificação do Selo IHAC – Iniciativa Hospital Amigo da Criança. A etapa do treinamento foi finalizada na última quinta-feira (14).
Ter a presença de um acompanhante em todo o parto e receber os cuidados e orientações sobre boas práticas de amamentação são critérios exigidos pela certificação. O critério inclui ainda o cuidado respeitoso e humanizado à mulher durante o pré-parto, parto e pós-parto, garantia de livre acesso à mãe e ao pai e permanência deles junto ao recém-nascido internado, durante 24 horas, além do cumprimento à Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para Lactentes e Crianças na Primeira Infância (NBCAL).
Foi assim também com a gestante Liliane do Santos Sousa, de 18 anos, da cidade de Buriti Bravo. Ela deu entrada no dia 14 de setembro e teve parto cesariana. “Foi rápido. Minha irmã me acompanhou, e estou feliz e agradecida. Me senti muito segura com a equipe médica e as enfermeiras, falaram como amamentar, e só tenho a agradecer a todos”, falou.
A certificação é um reconhecimento do Ministério da Saúde para hospitais e maternidades que cumprem os 10 passos do sucesso do aleitamento materno no puerpério. Trata-se do momento em que se estabelece o vínculo afetivo e de saúde entre mãe e o bebê, e é nessa etapa que todo o trabalho da assistência precisa ter o cuidado humanizado em cada instante. Com o Selo Amigo da Criança, as unidades recebem recursos com base na realização de partos, tanto normal quanto cesárea.