Um dia após o assassinato da vilã Odete Roitman (Débora Bloch), a novela Vale Tudo, da TV Globo, foi reclassificada pelo Departamento de Promoção de Políticas de Justiça, órgão do Ministério da Justiça e Segurança Pública responsável pela classificação indicativa de produtos de entretenimento.
Com isso, a novela perde o selo de “não recomendada para menores de 12 anos” e passa a ser “não recomendada a menores de 14 anos”.
A mudança na classificação da novela foi publicada no Diário Oficial da União de terça-feira (7).
Causa da mudança
Três eixos definem qual será a faixa etária de uma obra: sexo e nudez, drogas e violência. Uma análise técnica, justificada em um relatório detalhado, determina a idade, que pode ir do livre ao “não recomendado para menores de 18 anos”.
A justificativa do DPJUS é que a obra possui elementos de “violência, conteúdo sexual e drogas lícitas” de forma usual, que não é indicado para menores de idade em período de pré-adolescência.
Horário da Novela
Na prática, a reclassificação não interfere no horário de exibição da novela na Globo, que tem até cinco dias para recorrer da decisão.
Parâmetro para os pais
A classificação indicativa serve como parâmetro para que os pais e responsáveis decidam se os filhos devem ou não assistir a determinado programa.
O principal objetivo dessa política, em vigor desde a promulgação da Constituição de 1988, é proteger a criança e ao adolescente. A palavra final, no entanto, é dos pais e responsáveis.
Audiência
Nas últimas semanas, Vale Tudo tem alcançado recordes de audiência para a Globo.
Trata-se de uma nova versão da telenovela de mesmo nome, criada e escrita por Gilberto Braga, Aguinaldo Silva e Leonor Bassères, exibida originalmente entre 1988 e 1989.