Ministra Margareth Menezes visita Quilombo da Liberdade

A ministra da Cultura, Margareth Menezes, realizou a visita ao bairro da Liberdade, em São Luís, na noite de terça-feira (23), com o objetivo de conhecer o maior quilombo urbano da América Latina. A Ministra foi recebida por políticos, moradores e produtores culturais, além de assistir a apresentação do bumba-meu-boi da Floresta.

O Território Liberdade Quilombola foi reconhecido pela Fundação Cultural Palmares como quilombo urbano, tornando-se o primeiro do estado do Maranhão. A decisão saiu no Diário Oficial da União no dia 13 de novembro de 2019.

A comunidade se autodefiniu remanescente de quilombo em 2018, iniciando o processo administrativo com a União. Para tentar acelerar o processo, o reconhecimento também foi solicitado a níveis municipal e estadual. Em 2019 foi registrada sua certificação federal, que desde então consta no Livro de Cadastro Geral nº 020, sob o nº 2.783 – uma vitória para seus moradores.

O território agrega os bairros da Liberdade, Camboa, Fé em Deus e Diamante. Com o reconhecimento, os moradores poderão ser contemplados com políticas públicas – educação, qualidade de vida e infraestrutura – específicas para populações quilombolas.

Nesta quarta, a Ministra participa do lançamento do Programa Rouanet nas Favelas. A iniciativa, resultado de uma parceria entre o MinC, a Central Única das Favelas (CUFA), a Vale e o Instituto Cultural Vale, irá investir R$5 milhões no Pará, Maranhão, Ceará, Bahia e Goiás.