Ministro dos Transportes promete reconstruir ponte desabada até o fim de 2025

O Ministro dos Transportes, Renan Filho, afirmou nesta quinta-feira (23) que a reconstrução da ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, que desabou em dezembro de 2024, será concluída até o final de 2025. A declaração foi dada durante sua participação no programa de rádio “Bom Dia, Ministro”.

A ponte, construída na década de 1960, conectava os municípios de Aguiarnópolis, no Tocantins, e Estreito, no Maranhão. O colapso da estrutura, ocorrido no dia 22 de dezembro, deixou 14 mortos e três pessoas ainda seguem desaparecidas.

Renan Filho informou que a primeira etapa para a reconstrução será a implosão dos destroços da antiga estrutura, que está agendada para o próximo dia 2 de fevereiro. “Estamos trabalhando com urgência para garantir segurança, reorganizar o tráfego e devolver essa ponte à população o mais rápido possível”, afirmou o ministro.

A responsabilidade pela ponte é do Governo Federal, por meio do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). Segundo Renan Filho, além da reconstrução, o ministério intensificará a inspeção em outras pontes e estruturas rodoviárias em todo o país para prevenir novos acidentes.