Escolas conectadas com Internet de qualidade em todas as instituições de ensino públicas do país e uma TV do Futuro, com aplicativos no lugar dos canais estão entre os assuntos discutidos pelo ministro das Comunicações, Juscelino Filho no programa Bom Dia, Ministro (Portal da Secretaria de Comunicação Social), nesta semana.
“Estou otimista que, até o fim do governo, vamos cumprir a meta e chegar com a banda larga, por satélite ou fibra ótica, em 100% das escolas públicas. Estamos falando de um universo de 138 mil escolas. Isso para que, como o presidente sempre diz nas suas falas, o filho de uma família pobre, que não tem condição de estudar numa escola particular, tenha o mesmo acesso à inclusão digital que o filho do rico”, afirmou o ministro.
Durante o bate-papo com radialistas de várias regiões, o ministro detalhou programas do Ministério das Comunicações e como eles beneficiam a população. Um dos compromissos da pasta é conectar 100% das escolas públicas até o fim do mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em dezembro de 2026.
Escolas conectadas
A Estratégia Nacional de Escolas Conectadas (Enec), programa que tem como objetivo levar internet de qualidade e melhorar os dispositivos e equipamentos para as escolas públicas de educação básica, foi um ponto da conversa.
O projeto piloto foi concluído em 200 escolas, inclusive em áreas indígenas, onde foram instalados painéis solares. A previsão é alcançar todas as escolas públicas do país.
“Mapeamos cerca de 4 mil escolas que ainda não tinham energia elétrica. Essas também serão contempladas por meio de energia solar e baterias. É bom lembrar, estamos falando de um universo de 138 mil escolas públicas. A grande maioria dessas escolas tinha internet com velocidade de 5 megapixels, que no máximo era usada pela parte administrativa para lançar algum documento no sistema da secretaria”, disse Juscelino.
TV do Futuro
A integração entre televisão e internet, transmissão interativa com o telespectador, imagens mais realistas e áudio de alta qualidade, são algumas das características da TV 3.0, a chamada TV do Futuro.
A navegação será através de aplicativos, em vez de canais. Isso permite que as emissoras ofereçam mais opções de conteúdos sob demanda integrados com a internet, que incluem jogos e programas.
“A população vai ter acesso instantâneo a propagandas, a marketplace, site de compras. Essa interatividade vai ser a grande inovação dessa TV 3.0, fora a evolução que é o som imersivo, a qualidade 8K, a melhora substancial na qualidade da televisão para a população”, explicou.
Bom Dia, Ministro
O Bom Dia, Ministro é um programa que integra a grade de programas do Portal da Secretaria de Comunicação Social, do Governo Federal. Pode ser acompanhado pela internet, pelo CanalGov, no YouTube, Facebook, TikTok e Instagram. Para as rádios, o sinal de transmissão é disponibilizado pela Rede Nacional de Rádio, pelo mesmo canal de “A Voz do Brasil”. A Rede faz parte da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e é responsável por distribuir conteúdos gratuitos para emissoras de rádio de todo o país.
O programa contou com a participação das rádios Nacional da Amazônia (AM), O Dia (RJ), O Tempo (MG), Mirante FM (MA), O Liberal (PA) e Capital (SP).
(Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil): Ministro Juscelino Filho durante o Bom Dia Ministro