O Porto do Itaqui celebra recorde de movimentação de cargas, que aconteceu em agosto deste ano, de acordo com levantamento da Coordenadoria de Planejamento de Logística (Copla), o setor da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap) encarregado da análise das operações portuárias. A Emap é o órgão, do Governo do Maranhão, que administra o Porto do Itaqui.
O mês de agosto deste ano registrou um nível de atividade portuária sem igual, com um impressionante total de 3.648.216 toneladas de cargas movimentadas, incluindo diversos tipos de mercadorias, abrangendo cargas gerais, granéis líquidos e granéis sólidos.
O recorde anterior, estabelecido em agosto do ano passado, foi de 3,5 milhões de toneladas de cargas.
Entre as mercadorias que contribuíram significativamente para o atual recorde, destacam-se a soja e o milho, que juntas totalizaram 2.225.951 toneladas movimentadas durante o mês de agosto.
O aumento notável na movimentação desses produtos agrícolas indica um crescimento sólido no comércio e na exportação de grãos na região.
Com esse recorde de movimentação de cargas, em agosto de 2023, o Porto do Itaqui reafirma sua posição como vetor de desenvolvimento para a economia maranhenses e nacional.