O músico Antônio Tadeu Tavares, conhecido como Tadeu de Obatalá, faleceu, na madrugada desta segunda-feira (06), em São Luís, por causa de problemas no coração.
Ele teve um infarto, em casa, por volta de 1h. O velório será a partir das 14h, na Pax União, no Rua Oswaldo Cruz, no Centro de São Luís.
Tadeu de Obatalá era integrante do Bloco Afro Akomabu e da Banda Guetos.
Uma de suas últimas postagens, no Facebook, espaço que ele utilizava com frequência, foi uma foto com os amigos integrantes da banda Guetos: Edy Candido, Paulinho Akomabu e Serginho Barreto.
Amigos, grupos culturais e artistas estão prestando suas homenagens ao cantor e compositor pelas redes sociais.
Centro de Cultura Negra (CNN)
No Instagram, o Centro de Cultura Negra (CCN) postou a seguinte nota:
“É com imensa, muita tristeza que comunicamos o falecimento do nosso irmão, compositor, arte educador social e produtor cultural Tadeu de Obatalá.
Partiu um “GRANDE”! Uma pessoa de extrema importância para toda família Akomabu e todo o CCN. Tadeu sempre contribuiu com arte, amor e garra por nossas causas. Um ativista dos melhores pela valorização da cultura afro.
Obrigado por tudo!! Valeu Negão Tadeu!!!”
Banda Guetos
A banda Guetos foi criada em treze de junho de 1993 por um grupo de músicos do CNN como um espaço de pesquisa, estudos e propagação de ritmos da cultura maranhense de origem negra, como o tambor de crioula, tambor mina, bumba-meu-boi, além de outros ritmos como o jaz, blues, afoxé e reggae.
Entre os ritmos, o reggae foi estilo musical que mais se sobressaiu.
O primeiro CD, intitulado “Lida”, se tornou viável a partir da lei de incentivo à cultura. Com o devido apoio para a realização do CD, os integrantes gravaram suas composições ressaltam a liberdade, a realidade social e o cotidiano. O disco rendeu ainda muitos frutos para a banda, dentre eles estão três prêmios no Prêmio Universidade FM, em 2001. As categorias foram: prêmio virtual, melhor reggae e melhor CD de reggae.
Bloco Akomabu
O Bloco Afro Akomabu foi criado em 3 de março de 1984, como mais um instrumento de luta do CNN no combate à discriminação racial por meio da preservação e valorização da riqueza cultural do povo negro.
O bloco saiu pelas ruas de São Luís pela primeira vez com 60 pessoas que eram militantes do CCN e os frequentadores de terreiros de Mina (em dialeto Jeje-nagô) e algumas músicas e algumas músicas do Bloco Afro Ilê Aiyê, da Bahia. Com um ritmo contagiante do afoxé-mina, envolve toda a população da ilha, seduzindo negros (as) e não negros (as) para um despertar da consciência racial, mostrando toda a sua beleza.