Neste domingo (3) tem provas objetivas do Concurso Nacional Público Unificado (CNU)

A segunda edição do Concurso Nacional Público Unificado (CNU) será realizada, neste domingo (5), em 228 municípios. As provas iniciam às 13h (horário de Brasília).

As provas de nível superior são das 13h às 18h e nível intermediário, das 13h às 16h30.

Os portões, em todos os locais de aplicação, serão fechados 30 minutos antes do início das provas, ou seja, às 12h30, observado o horário oficial de Brasília (DF).

Os locais de provas estão no site da Fundação Getúlio Vargas (FGV): Site Fundação Getúlio Vargas (FGV) .

Para realização da prova é obrigatória a apresentação de um documento oficial com foto. Também serão aceitos documentos em formato digital, desde que presentados nos aplicativos oficiais com login GOV.BR, como e-Título, CNH Digital e Carteira de Identidade Digital (quando disponível pelo estado emissor). Não serão aceitos prints, PDFs, fotos ou cópias.

 

Maranhão

No Maranhão são 25.253 inscrições. As mulheres representam 60,7% do total de inscritos, com 15.331 confirmações. Candidatos do sexo masculino somam 9.922, ou 39,2%.

As provas serão aplicadas, no Maranhão,  nos municípios de Bacabal, Balsas, Caxias, Chapadinha, Imperatriz, Pinheiro, Presidente Dutra, Santa Inês e São Luís.

 

Concurso

O estado com maior número de inscritos é o Rio de Janeiro (108 mil), seguido pelo Distrito Federal (102 mil), São Paulo (77 mil), Bahia (65 mil) e Minas Gerais (51mil).

O chamado “Enem dos Concursos”, o CNU oferece, nesta edição, 3.652 vagas, em 32 órgãos da administração pública federal.

As vagas são em órgãos como o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a Agência Nacional do Cinema (Ancine), o Instituto do Patrimônio Histórico e Artísitico Nacional (Iphan), Ministério da Fazenda e Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI).

A organização prevê a convocação imediata dos aprovados em 2.480 vagas. Outras 1.172 são para preenchimento no curto prazo, após a homologação dos resultados. Os salários dos cargos em disputa variam entre R$ 4 mil e R$ 16 mil.

A validade do concurso é de 12 meses, contados da data de publicação da homologação de seu resultado final, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período.

 

Provas

A edição de 2025 do concurso unificado terá dois dias de aplicação de provas.

A primeira fase, neste domingo (5), será composta por 90 perguntas de múltipla escolha, para o nível superior, e por 68, para o nível intermediário.

Os candidatos habilitados nessa primeira etapa serão convocados para fazer a prova discursiva em 7 de dezembro.

 

Blocos temáticos

Assim como na edição de 2024, as vagas estão organizadas em nove blocos temáticos, com oportunidades para os níveis superior e intermediário (médio e técnico).

Como na primeira edição, o modelo unificado permitiu que, no momento da inscrição, o candidato optasse por um bloco e indicasse diferentes cargos e órgãos, em ordem de preferência, para ser classificado com base em seu desempenho.

Entre os blocos temáticos, o nono, com cargos de nível intermediário de escolaridade, registrou o maior número de inscrições, com 177.598 homologadas.

Blocos

Bloco 1 – seguridade social: saúde e assistência;

Bloco 2 – cultura e educação;

Bloco 3 – ciências, dados e tecnologia;

Bloco 4 – engenharia e arquitetura;

Bloco 5 – administração;

Bloco 6 – desenvolvimento socioeconômico;

Bloco 7 – justiça e defesa;

Bloco 8 – intermediário;

Bloco 9 – intermediário – regulação.

 

Cronograma das provas

Divulgação da objetiva e convocação para a discursiva: 12/11/2025

Envio de títulos: 13 a 19/11/2025

Prova discursiva: 7/12/2025

Verificação de cotas: 30/11 a 8/12/2025

Resultado final previsto: 30/01/2026