O conclave para a eleição do novo papa, que começou nesta quarta-feira (7) deve se estender, no máximo até sexta-feira (9).
Cardeais disseram à imprensa que o conclave deste ano deve ser curto, durando no máximo três dias. É possível saber que um cardeal foi ou não escolhido para o lugar do Papa Francisco devido à cor da fumaça que sairá do teto da Capela Sistina ao final de cada rodada de votação.
O conclave, que ocorre na Capela Sistina, no Vaticano (país localizado dentro da cidade de Roma, na Itália) é composto por 133 cardeais Inicia às 16h30 no horário local (11h30 de Brasília).
A missa para o Elegendo Pontífice (às 5h no horário de Brasília – 10h, pelo horário local) antecedeu o conclave, nesta quarta-feira (7), o cardeal decano Giovanni Battista Re pediu luz para os cardeais que vão votar para escolher o novo papa.
Os conclaves que elegeram Francisco, em 2013, e Bento XVI, em 2005, foram concluídos em apenas dois dias. De modo geral, as eleições dos últimos 100 anos foram rapidamente resolvidas.
Votações
Quarta-feira (7)
Quinta-feira (8)
Dados do conclave
O Conclave, na Capela Sistina, inicia na quarta-feira (7) com a participação de 133 cardeais com menos de 80 anos.
O grupo dos 133 eleitores do próximo Papa são de 70 países diferentes. Inclui 52 cardeais europeus, 37 americanos (16 da América do Norte, 4 da América Central, 17 da América do Sul), 23 asiáticos, 17 africanos e 4 da Oceania.
A Itália é o país com maior número de cardeais eleitores, 17 deles, representando 12,6% do total, seguido pelos Estados Unidos, com 10. O Brasil ocupa a terceira colocação com 7 cardeais.
O mais cardeal jovem é Mikola Bychok, de 45 anos, da comunidade greco-católica ucraniana na Austrália; o mais velho é o espanhol Carlos Osoro Sierra, de 79 anos.
Os cardeais com mais experiência de conclave são os cinco eleitores criados por João Paulo II: o francês Philippe Barbarin, o croata Josip Bozanic, o húngaro Péter Erdo, Peter Turkson, do Gana, e o bósnio Vinko Puljic.
Entre os cardeais 80% (108 cardeais) foram indicados por Francisco e vivem a sua primeira eleição pontifícia; 20 cardeais foram escolhidos por Bento XVI.