NOTA DE PESAR – José Alves Costa, o Zezé Alves (1955 – 2024), músico e professor

A Rádio Timbira manifesta extremo pesar pelo falecimento do músico e professor Zezé Alves, também conhecido como Zezé da Flauta no meio artístico.

Professor aposentado da Escola de Música do Estado do Maranhão Lilah Lisboa de Araújo (Emem), Zezé foi integrante do pioneiro Instrumental Pixinguinha, primeiro grupo maranhense a registrar um álbum inteiramente dedicado ao choro, “Choros maranhenses” (2005).

Parceiro de nomes como Paulinho Lopes e Joãozinho Ribeiro, Zezé também se dedicou ao ensino da música para além da sala de aula, tendo publicado o “Caderno de partituras”, com alguns clássicos da música popular brasileira produzida no Maranhão.

Integrou formações como o Trio Tom, com Chico Nô e Lazico, e o grupo Xaxados e Perdidos, com o primeiro. Atualmente acompanhava Aziz Jr. e Chico Nô no projeto Quarta no Solar, realizado semanalmente no Solar Cultural da Terra Maria Firmina dos Reis. Em uma destas apresentações, mês passado, acompanhou Sérgio Habibe, que está fazendo um songbook no qual Zezé trabalhava.

A Rádio Timbira solidariza-se com amigos e parentes neste momento de dor e lamenta a inestimável perda para a cultura maranhense.