Nova 1290 Timbira ganha destaque na Câmara dos Deputados e na Assembleia Legislativa

Parlamentares da Assembleia Legislativa e da Câmara dos Deputados fizeram pronunciamentos nas duas Casas nesta semana para destacar a qualidade e a relevância da Nova 1290 Timbira. A emissora estreou programação, apresentadores e conteúdo novos no início deste mês.

“Quero registar a Nova 1290 Timbira AM, que foi totalmente reformulada. Neste novo governo, a ampliação do parque de transmissores, agora via satélite, e uma parceria com dezenas de emissoras, permite a interiorização da comunicação pública no Maranhão”, disse o deputado federal e coordenador da bancada maranhense no Congresso Nacional, Rubens Junior.

O parlamentar ressaltou que a Timbira é um patrimônio cultural do Maranhão, que passou por um período obscuro, mas foi resgatada pela atual gestão: “Houve uma tentativa de extingui-la com um processo de privatização que não prosseguiu. Hoje, com tudo novo, a rádio prioriza uma programação com jornalismo, esporte, prestação de serviço, além de uma nova página na internet e presença marcante nas redes sociais”.

Liberdade de expressão

Na Assembleia Legislativa do Maranhão, o líder do governo na Assembleia, deputado estadual Rogério Cafeteira, afirmou que, em pouco mais de dois anos de governo Flávio Dino, a rádio recebeu novo parque de transmissões, novo sistema de irradiação e passou a ser transmitida também via satélite. O sinal chegou a muito mais municípios.

“Nunca é demais lembrar que em pleno ano de 2014, mesmo sucateada, a emissora pública proibiu a participação de ouvintes. Absurdo corrigido imediatamente pela atual gestão, garantindo a milhares de maranhenses o direito fundamental de acesso à informação e à liberdade de expressão”, disse Cafeteira.

O deputado citou o nome de diversos profissionais de peso que fazem parte da programação da rádio: “É um time de primeiríssima qualidade. É o Maranhão falando com o Maranhão. A pluralidade de vozes tão necessária para efetiva democratização da mídia”.

Na tribuna da Assembleia, o deputado Marco Aurélio também destacou a reestruturação da emissora: “A Rádio Timbira tem uma integração em todo o estado e consegue pautar o Maranhão e dar voz à comunidade”. O deputado Bira do Pindaré parabenizou a Nova 1290 Timbira e elogiou os profissionais da emissora.

Ouça íntegra do discurso do deputado estadual Marco Aurélio