Novembro Azul | Governo do Maranhão lança campanha com ação de saúde

Com o tema “Cuidado integral em todos os ciclos da vida”, o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES) lançou, nesta semana, a Campanha Novembro Azul, com ações na área de saúde.

A ação busca sensibilizar a população masculina sobre os cuidados com a saúde. A abertura aconteceu em São Luís, simultaneamente, na Praça Deodoro, com ações de saúde, e no Hospital Dr. Carlos Macieira, referência da rede estadual para atendimentos de alta complexidade.

A campanha, para além da prevenção contra o câncer, tem o objetivo de incentivar o cuidado integral do homem em todos os ciclos de vida.

Ao longo de todo o mês de novembro, a SES intensificará as ações educativas e de assistência sobre os cuidados integrais de rotina de promoção do gerenciamento de doenças crônicas como diabetes e hipertensão, além da prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis, cuidados com a saúde mental, prevenção do câncer, promoção de hábitos saudáveis, entre outros.

Praça Deodoro

Na Praça Deodoro foram oferecidos serviços de consulta médica com clínico geral, nutricionista, testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites para prevenção das infecções sexualmente transmissíveis e aferição de glicemia e pressão arterial.

O lançamento da Campanha foi integrado à Ação Resgate, que ocorre mensalmente com foco na população em situação de rua.

Hospital Dr. Carlos Macieira

No Hospital Dr. Carlos Macieira foi realizada a palestra “Novembro Azul: quem se cuida sempre vence”, voltada para os profissionais da unidade, que é referência em atendimento de alta complexidade na rede estadual de saúde.

“O adolescente [menino] se consulta 18 vezes menos, 50% dos homens acima dos 40 anos nunca fizeram PSA, e 60% nunca fizeram o toque retal. Então é importante que se faça prevenção para revertemos esses números, afinal, no caso do câncer de próstata, a chance de cura é 92% apenas para as descobertas precoces”, esclareceu o urologista Paulo Roberto Marques durante a palestra.

Atendimentos

De acordo com os dados do Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica (SISAB), o Maranhão registrou 1.888.298 atendimentos individuais do sexo masculino na Atenção Primária em Saúde no ano de 2023. A rede de Policlínicas realizou 12.301 atendimentos de consultas e 3.501 procedimentos urológicas, de janeiro a setembro de 2023, no estado.

Vale destacar que a principal porta de entrada para atendimento ao homem é a unidade básica de saúde dos municípios, que devem prevenir agravos. As policlínicas são as unidades da rede estadual para atendimento especializado. Em São Luís, as unidades Diamante, Coroadinho, Vinhais e do Idoso oferecem atendimentos em Urologia e, no interior do estado, a especialidade é disponibilizada nas policlínicas dos municípios de Açailândia, Imperatriz e Codó.