Número de salas de cinema cresce no Brasil

O número de salas de cinema no Brasil, que vinha em queda, voltou a crescer. De acordo com a Agência Nacional do Cinema (Ancine), em 1º de janeiro deste ano, o país tinha 3.509 salas em funcionamento, 31 a mais do que o registrado em 2019, antes da pandemia de covid-19.

Este aumento, com tendência de maior crescimento neste ano, reflete, segundo o Ministério da Cultura, um maior compromisso com a descentralização do acesso ao audiovisual e a inclusão cultural, com soluções de acessibilidade, alcançando pessoas com deficiência visual e auditiva.

Monte Carmelo e Ponte Nova, em Minas Gerais, e Miracema, no Rio de Janeiro, são exemplos de cidades do Brasil que ganharam suas primeiras salas de cinema. E a cidade de Viçosa, em Alagoas, celebrou a reabertura de um cinema que estava fechado há 30 anos.

De acordo com dados do Ministério da Cultura, em 2024, 121 milhões de pessoas frequentaram as salas de cinema.

O número de espectadores de produções brasileiras dobrou em relação ao ano anterior, com destaque para o filme Ainda Estou Aqui, dirigido por Walter Salles e estrelado por Fernanda Torres, que conquistou, nesta semana, o Globo de Ouro de Melhor Atriz em Drama.

Tem, também, o filme Auto da Compadecida II, que está lotando as salas de cinema neste início de ano. Dirigido por Guel Arraes e Flávia Lacerda e com um elenco que tem Matheus Nachtergaele, Selton Mello e Taís Araújo, o filme foi lançado no dia 25 de dezembro.

Foto da capa/Divulgação: Matheus Nachtergaele e Selton Mello no filme Auto da Compadecida II