Reportagem | O que funciona, neste feriadão, nos municípios da Grande Ilha?

O comércio pode funcionar, na Sexta-Feira Santa, nos municípios da Grande Ilha (São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa), mas, seguindo as regras das convenções coletivas de trabalho das categorias ligadas ao comércio e serviços destes municípios, segundo informa a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Maranhão (Fecomércio-MA).

Fora da convenção, os lojistas têm autorização para funcionar, em horário normal, nesta quinta-feira (28), fechando as portas apenas na Sexta-feira Santa (29), em função do feriado nacional da Paixão de Cristo.

No Sábado de Aleluia (30), o comércio volta a funcionar normalmente.

No Domingo de Páscoa (31), os estabelecimentos de rua podem permanecer abertos das 8h às 14h, e as lojas de shoppings das 13h às 21h.

A Fecomércio esclarece que, de quinta (28) a domingo (31), o trabalho não é considerado extraordinário por não haver feriado nestas datas.

As regras acima não se aplicam aos supermercados e farmácias, cujas atividades são consideradas essenciais, podendo funcionar em horário livre na Semana Santa.

Shopping da Ilha

Na sexta-feira as lojas e quiosques estarão fechados e a praça de alimentação e lazer funcionará de 12h às 22h; no sábado as lojas e quiosques estarão abertos das 10h às 22h e a praça de alimentação e lazer funcionará das 10h às 22h; no domingo as lojas e quiosques estarão abertos das 13h às 21h e a praça de alimentação das 12h às 22h.

Shopping Rio Anil

Na sexta-feira as lojas e quiosques permanecerão fechados e a praça de alimentação funcionará das 12h às 20h. O supermercado vai funcionar das 9h às 22h e a academia das 8h às 17h. Já as unidades hospitalares, bem como loja de aluguel de carros, lotérica e cartório estarão fechados na sexta. O shopping voltará ao seu funcionamento normal a partir de sábado.

Tropical Shopping

A gerência informou que o shopping estará fechado nesta sexta-feira (29) e só voltará a funcionar normalmente no sábado (30).

Outros setores

As casas lotéricas, bancos e os Correios estarão fechados, nesta Sexta-feira Santa (29).

A Central de Atendimento dos Correios (CAC), na sexta, estará disponível por meio dos canais Fale Conosco, Chat e números 0800 725 7282, 0800 725 0100 e 3003 0100.

Também fecham na sexta-feira (29) os Restaurantes Populares, Shopping da Criança e casas de cultura

Ferry Boat

Os terminais de ferry boat da Ponta da Espera e do Cujupe, a Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap) restringiu as vendas antecipadas e acrescentou horários alternativos de operação. Cada terminal tem programadas até 18 viagens por dia, a partir desta quinta-feira (28).

Serviços públicos

Nas prefeituras e Governo do Estado é ponto facultativo nesta quinta-feira (28) e feriado nacional na sexta-feira (29). Durante esse período serão mantidos serviços essenciais que incluem o funcionamento dos plantões de polícia atendimentos de urgência e emergência nas UPAs.

O Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) e Defesa Civil disponibilizam plantões 24h em todo o estado. Em caso de emergência, a população poderá acionar o serviço pelo 193 (98) 98421-0091.

O plantão da Delegacia da Mulher, localizado na Casa da Mulher Brasileira, no bairro Jaracati, em São Luís, funciona 24h. No interior, haverá equipe especializada para prosseguir com o atendimento à vítima nas regionais.

Na área de segurança, na Região Metropolitana de São Luís, o Centro Integrado de Operações de Segurança (CIOPS) atende pelo fone 190. O Disque-denúncia permanece em atendimento pelo telefone 181.

O Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão funciona, em regime de plantão, neste feriado, para o atendimento das demandas urgentes como habeas corpus, mandados de segurança, agravos de instrumento e suspensão de liminares ficará em funcionamento o plantão judicial, nas esferas cível e criminal da Justiça de 2º e 1º Graus.

A desembargadora Ângela Maria Moraes Salazar, responderá pelo plantão do 2º Grau até domingo (31). Os servidores plantonistas são Jamil Aguiar da Silva Júnior e Thiago L. S. Fontenelle. O número do telefone disponibilizado para o serviço é o (98) 98815-8344.

No 1º Grau da Comarca da Ilha de São Luís a juíza Luzia Madeiro Neponucena (que pertence a Vara Agrária de São Luís) e Antônio Elias de Queiroga Filho (auxiliar de entrância final) respondem, respectivamente, pelos plantões cível e criminal até as 7h59 da próxima segunda-feira (1º). Quem auxilia a magistrada e o magistrado durante o plantão são as servidoras Luanna Lopes (Vara Agrária de São Luís) e Paula Fernanda Silva (4ª Vara Criminal de São Luís).

Antes de dirigir-se ao local de atendimento, é necessário entrar em contato com as servidoras plantonistas pelos números (98) 98811-2153 (Cível) e (98) 98802-7484 (Criminal). O plantão funciona para recebimento somente de demandas urgentes. Já o plantão para registro de óbito, sob a competência dos cartórios, deve ser acionado pelo número (98) 98112-2794.

Doação de sangue

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar) que funcionará na manhã de quinta-feira, das 7h30 às 12h, fechando na sexta-feira e reabrindo sábado, das 7h30 às 12h.

Equatorial Maranhão

A Equatorial Maranhão, responsável pelos serviços de distribuição de energia elétrica, os postos E+ Reciclagem, não funcionarão na sexta, mas estarão abertos até às 12h do sábado (30). O atendimento é 24 horas por meio da assistente virtual clara por meio do número (98) 2055-0116, Central de Atendimento através do número 116, site e aplicativo móvel.

Reportagem de Cris Sousa