Romance “Os Tambores de São Luís”, de Josué Montello, ganha versão em quadrinhos

A Casa de Cultura Josué Montello inicia as comemorações dos 50 anos do romance “Os Tambores de São Luís”, clássico do maranhense Josué Montello.

Nesta quinta-feira (3), às 18h30, acontece o lançamento da versão em quadrinhos do romance, de autoria do historiador, escritor e roteirista Iramir Araújo, com ilustrações de Rom Freire e Ronilson Freire.

O lançamento é na Casa de Cultura Josué Montello (Rua das Hortas, 327, Centro, São Luís/MA). É aberto ao público.

O romance histórico de Josué Montello (1917-2006) completa 50 anos neste ano noite de autógrafo terá mesa com a presença dos autores Iramir Araújo, Ronilson Freire e Rom Freire.

Presentes, também, os escritores José Neres e Bruno Azevêdo.

O evento contará com exposição interativa sobre a produção da adaptação, com QR Codes para leitura digital, apresentação do Tambor de Mina Terreiro de Iemanjá, dentre outras programações, a partir das 18h.

O clássico de Josué Montello tem o negro Damião como protagonista. É o grande romance sobre a escravidão publicado na época, contando a saga de Damião, em seu passeio por São Luís para visitar o trineto recém-nascido.
A obra tem capa de Marcos Caldas, com roteiro de Iramir Araújo, que tem dedicado sua obra acadêmica e artística à história e cultura do Maranhão.

“Uma obra da importância de ‘Os Tambores de São Luís’, que traça uma epopeia do negro no Maranhão, que se enraíza na História e no imaginário maranhense, precisa ser mais conhecida por mais pessoas no estado e no país”, acentua Iramir Araújo.

Segundo a diretora da Casa de Cultura Josué Montello, Joseane Souza, há uma edição comemorativa do livro sendo desenvolvida: “A última edição foi publicada em 2019 pela Casa de Cultura. A demanda é muito grande, não só em São Luís, mas em todo o Brasil, então é importante que a gente tenha essa obra de volta. ”

(Foto/Divulgação/capa): Casa de Cultura Josué Montello