Com o objetivo de identificar o perfil socioeconômico, hábitos de consumo, percepção e experiência dos turistas e visitantes, a Secretaria de Estado do Turismo (Setur-MA), por meio do Observatório do Turismo do Maranhão, realizou, no período de 8 a 10 de fevereiro, a Pesquisa de Demanda Turística no Maranhão.
Os dados coletados serão analisados e tabulados pela equipe técnica do Observatório do Turismo do Maranhão. A previsão é que o resultado seja divulgado até o fim deste mês.
O levantamento foi realizado no aeroporto Marechal da Cunha Machado e no Terminal Rodoviário, ambos em São Luís, em hotéis e pousadas de Barreirinhas e no Centro de Atendimento ao Turista (CAT) do aeroporto de Imperatriz.
A pesquisa contou com a participação das equipes do CAT e com a parceria de alunos do curso de turismo da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), na aplicação dos questionários.
A obtenção dos dados foi realizada em dois momentos, por QR Code disponibilizado nos balcões dos CATs onde os levantamentos foram feitos. O visitante escaneava o código com seu smartphone para obter acesso ao questionário da pesquisa com as respostas geradas e tabuladas de forma online. Enquanto os questionários físicos foram aplicados no Terminal Rodoviário e no Aeroporto de São Luís pelos alunos da UFMA.
O questionário captou informações de forma simples e objetiva relacionadas ao gênero, localidade e faixa etária, além de fazer um levantamento sobre a visitação turística, o perfil de formação e renda salarial do turista, gasto médio, onde se hospedam, que meio de transporte utilizam, ocupação, entre outros aspectos socioeconômicos.
Além de identificar o perfil socioeconômico, a pesquisa também tem o objetivo de saber a percepção e a experiência dos turistas e visitantes sobre o Carnaval realizado pelo Governo do Estado.
O levantamento tem o intuito de descrever as características dos turistas e visitantes do Maranhão e suas experiências de viagem pelo estado. Os dados serão usados para estruturar planos de desenvolvimento na área de turismo e aprimorar as políticas públicas desse setor.
O questionário foi dividido em duas etapas. A primeira com o objetivo de traçar o perfil do turista e a segunda parte visa avaliar como foi a visita do turista ao Maranhão, identificando quantos dias o visitante permaneceu no destino, seu gasto diário, os meios de hospedagem, além de fazer algumas avaliações quanto a nível de satisfação.