A instalação da ponte móvel metálica na MA-317, que liga o município de Cajari à MA-014, foi concluída, neste fim de semana, e será entregue à população nestaa terça-feira (20).
A estrutura móvel já está montada no local, sobre o Riacho dos Afogados. Neste fim de semana, será executada a etapa final da implantação pela Sinfra, com os aterros das cabeceiras e a instalação das rampas metálicas sobre os aterros. A previsão é de que, na segunda-feira (19), a ponte esteja prontinha para o tráfego, inclusive com o assoalho para a pista de rolamento.
A Sinfra já iniciou o processo de licitação para a construção da nova ponte de Cajari, cujas obras devem começar em março. A estrutura substituirá a Ponte dos Afogados, que entrou em colapso durante o período chuvoso do ano passado.
Parceria
A ponte metálica provisória começou a ser implantada pelo Exército em janeiro deste ano. A Sinfra executou toda a base de concreto para apoio da ponte móvel, bem como o desvio para os veículos e o caminho de acesso provisório lateral, possibilitando a realização das atividades de montagem, sem que a cidade ficasse isolada. Este caminho já vai servir de suporte para a ponte definitiva que será construída pela Sinfra.
“Quando a Ponte dos Afogados rompeu no ano passado, o Governo do Estado, por meio da Sinfra, prontamente realizou serviços emergenciais no trecho para garantir a trafegabilidade e não deixar a população cajariense no isolamento”, explicou o secretário da Sinfra, Aparício Bandeira. Ele acrescentou que, desde então, a Sinfra vem mantendo equipes no local, realizando intervenções paliativas para garantir a trafegabilidade na região.
O secretário informou que, diante da necessidade de se garantir o acesso ao município de Cajari, o governador Carlos Brandão pleiteou ao ministro do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, a instalação da ponte móvel de metal, em caráter provisório, até a conclusão da nova ponte.
Projeto
A equipe técnica da Sinfra elaborou o projeto de uma nova ponte sobre o Riacho dos Afogados. Ela terá estrutura mista de concreto e aço e um vão de 70 metros de comprimento por 10 metros de largura, o dobro da extensão da atual que tem 30 metros de comprimento e 8 metros de largura.
“No momento, a construção da nova ponte está em processo de licitação. Assim que esta etapa for concluída, provavelmente agora em março, as obras serão iniciadas. A previsão é de que, em um ano, a ponte de concreto esteja pronta. Até lá, a ponte metálica provisória será utilizada pelos veículos. O empenho do governo é para garantir que a população trafegue em segurança”, resumiu o subsecretário da Sinfra, Ítalo Augusto.
Sobre a ponte móvel
– Existem apenas 9 pontes deste modelo no país e são de propriedade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), executadas por meio do corpo de Engenharia do Exército Brasileiro. É também chamada de Ponte Tática Leve (PTL).
– A ponte de Cajari tem 4 módulos de 15 metros e está sendo instalada sobre a ponte existente, de 34 metros.
– Com 60 metros no total, a PTL tem os apoios fixos em cabeceiras de concreto armado, executados pela Sinfra, e possibilita o trânsito e