Por que o dia 28 de julho é feriado no Maranhão?

Por que o dia 28 de julho é feriado no Maranhão? Uma pesquisa conduzida pelo professor Marcelo Cheche Galves, do curso de História da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), busca responder esta pergunta.

A pesquisa ajuda na compreensão das origens do feriado de 28 de julho, de Adesão do Maranhão à Independência do Brasil, data que, muitas vezes, é celebrada sem que se conheça o contexto político e histórico por trás de sua oficialização.

A celebração tem como base o fato histórico de que, embora o Brasil tenha proclamado sua independência em 7 de setembro de 1822, pelo imperador Dom Pedro I, o Maranhão só aderiu à nova política institucional do pais quase um ano depois, no dia 28 de julho de 1823.

Instituição do feriado

O feriado da Adesão do Maranhão à Independência do Brasil foi instituído em 2 de outubro de 1964 pelo então governador Newton de Barros Bello.

Mas os estudos do pesquisador da UEMA indicam que as comemorações, com relação a esta data, só ganharam mais relevância, a partir de 1973, ano em que o presidente da República, Emílio Garrastazú Médici, participou de eventos oficiais, em São Luís, marcando os 150 anos da adesão do Maranhão ao Império Brasileiro.

Assim, segundo o professor Marcelo Galves, o estudo busca entender como uma memória local foi institucionalizada como feriado oficial, especialmente a partir de 1973.

Sobre o autor

Marcelo Cheche Galves é professor do Departamento de e do Programa de Pós-Graduação em História (PPGHIST) da UFMA. É doutor em História pela Universidade Federal Fluminense (2010). Foi pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UEMA entre 2015 e 2018.

(Foto/Divulgação/Capa/Gaudêncio Cunha): Praça Benedito Leite no início do século XX